“Augusto fala sobre denúncias e pede que concursos para gestor sejam adotados no Planejamento”

Deputado federal demonstra preocupação com concurso para a carreira de EPPGG e defende certames democráticos e universais

O deputado federal Augusto Carvalho (MD-DF) defendeu a realização de concurso “democrático e universal” como forma de acesso a cargos na administração pública. O parlamentar disse, em discurso no plenário da Câmara, que estava preocupado com notícias que têm saído na imprensa dando conta de que estaria havendo, no Ministério do Planejamento, distorções em concursos para gestor que levaria em conta não a meritocracia, mas quesitos como o tempo de serviço do candidato, inclusive de comissionados.

“Quero crer que isso seja fantasia. Mas que, em sendo realidade, em sendo verdadeiro, espero que a ministra do Planejamento possa determinar a imediata sustação desse tipo de adulteração dos critérios que até hoje vêm informando a contratação, especialmente a realização de concursos públicos em nosso país”, afirmou Augusto no pronunciamento.

Preocupa ainda mais o parlamentar que essa distorção esteja ocorrendo na área de gestão de orçamento e controle, “onde é de fundamental importância que a qualificação seja o critério principal para o ingresso de profissionais que precisam dar eficiência ao gasto do dinheiro público em nosso país”. 

Para o parlamentar do Distrito Federal, o concurso realizado no âmbito do Ministério do Planejamento, segundo as denúncias, é pautado por uma prática “enviesada, com um edital manipulado”.

Augusto frisou que o concurso público é o caminho para o acesso do cidadão, especialmente do jovem, ao serviço público. O mecanismo deve ter aprimoramentos, ressalva, e existem projetos em tramitação na Câmara nesse sentido. No entanto, ele reclamou que propostas de autoria de deputados demoram a ser votadas em plenário porque a pauta está sempre comprometida com medidas provisórias.

Fonte
Site do PPS – 13 de junho de 2013