Congresso Brasileiro de Gestores Públicos inicia suas atividades com pré-evento em Brasília

No próximo dia 20, tem início o Cena do Futuro, que reunirá os Grupos de Trabalho e demais interessados nas discussões do CBGP, em outubro

Os EPPGGs, professores, pesquisadores e estudantes terão oportunidade de debater os principais desafios enfrentados para a melhoria da gestão e do desenvolvimento das políticas públicas. No próximo dia 20, acontece em Brasília o Cena do Futuro, primeiro pré-evento do Congresso Brasileiro de Gestores Públicos - o Estado para o cidadão.

Com o subtítulo “Venha cocriar o futuro”, o Cena do Futuro contará com um formato diferenciado. Ele reunirá integrantes dos Grupos de Trabalho e demais interessados para interagir e responder a pergunta-chave: “Se você pudesse mudar apenas uma coisa na carreira de gestor público, que mudança seria essa?”

A ideia é deixar os participantes livres para compartilhar opiniões, levantar informações e organizar respostas. A metodologia foi desenvolvida pelo consultor especialista em gerenciamento e ativação de redes sociais Augusto de Franco e propicia a cocriação dos conteúdos pelos participantes, de modo a gerar conhecimento coletivo e compartilhado.

Os temas serão também debatidos até outubro pela plataforma de redes Ning. Ela funcionará como uma rede social, congregando os grupos de discussão específicos de cada GT, o registro das atividades realizadas na plataforma, uma biblioteca virtual com textos de subsídio, além de veicular notícias sobre o CBGP e avisos da organização do evento.

O resultado será sistematizado e resultará em 30 perguntas (dez para cada Grupo de Trabalho), relacionadas aos temas “Recrutamento, seleção e formação de executivos públicos de carreira”, "Governança e estruturação da carreira de executivos públicos" e "Gestores públicos de carreira na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas". Os grupos serão coordenados por diretores da ANESP, que nortearão as interações virtuais e presenciais nos eventos que antecederão o Congresso.

Todo o material dos debates servirá de subsídio para a redação de uma Carta de Intenções sobre os temas. Antes de sua aprovação no Congresso, em outubro, a minuta do documento será disponibilizada na rede virtual Ning para receber sugestões e emendas que consolidem a versão final.

O Congresso Brasileiro de Gestores Públicos – O Estado para o cidadão será realizado de 17 a 19 de outubro, em Brasília O evento é direcionado aos EPPGGs do governo federal e integrantes de carreiras similares de âmbito estadual e municipal. As palestras contarão com a participação de especialistas nacionais e internacionais, de países que têm carreiras similares em suas administrações públicas.

Inscrições:

Os interessados em participar do Cena do Futuro devem confirmar presença pelo e-mail assistente@anesp.org.br. O evento de cocriação acontece no dia 20, às 16h, na sede Aner (Associação Nacional dos Servidores Efetivos das Agências Reguladoras Federais – SHIS QI 23, Conjunto 13, Casa 19, Lago Sul, Brasília) – entidade parceira da ANESP.

Fonte:
Assessoria de Comunicação CBGP