ANESP homenageia personagens ligados à criação do curso de formação para EPPGG

Comemoração pelos 25 anos da aula inaugural da carreira reuniu autoridades e gestores governamentais na ENAP

Foto: Ascom ANESP

Foto: Ascom ANESP

Com a participação do presidente da Câmara dos Deputados e do ministro da Previdência Social, a ANESP homenageou, na última segunda-feira (12), a carreira de EPPGG e personagens ligados ao contexto histórico dos 25 anos da aula inaugural de seu curso de formação.

A abertura ficou sob responsabilidade do presidente da ANESP, Trajano Quinhões. Em seu discurso, o dirigente falou da necessidade de se colocar a profissionalização da administração pública na agenda da reforma política e de se rever a duração do curso de formação para a carreira de EPPGG. Trajano também aproveitou para agradecer a todos que contribuíram para a realização da comemoração, em especial os gestores Aldino Graef e Ciro Fernandes, a equipe da Associação e os funcionários da Enap.

Leia mais sobre o discurso de Trajano Quinhões

Outro que discursou foi presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. O parlamentar contou que seu pai, ministro Aluizio Alves - escolhido por Tancredo Neves para assumir a missão que o levou a criar a Enap -, tinha um carinho especial pelo projeto que “daria à profissionalização da gestão pública o lugar que merecia”. O parlamentar fez questão de reler um trecho do discurso que Aluizio proferiu na aula inaugural, no qual enfatiza a importância da meritocracia para a administração pública.

“Acho que isto, num país marcado pelo corporativismo e pelo personalismo – como é da cultura brasileira – é um passo importante que nós estamos dando, passo irreversível no sentido da organização do Estado brasileiro”, leu Henrique Alves.

O presidente da Enap, Paulo Carvalho, elogiou a iniciativa da comemoração. O dirigente lembrou que a história da Escola e da carreira têm um elo em comum e ambas eram componentes-chave no contexto da reforma administrativa da época.

Foto: Ascom ANESP

Foto: Ascom ANESP

Representando a primeira turma do curso, o gestor Luciano Patrício falou sobre a luta pela permanência da carreira, que chegou a ser extinta no início da década de 1990, fazendo um vínculo com o cenário pelo qual passam os EPPGGs: “Vivemos um momento de apreensão com as novas regras de mobilidade e de seleção dos integrantes da carreira. Esta preocupação é de todos os gestores” (leia mais sobre esse discurso).

Após os discursos, os participantes puderam assistir ao lançamento do vídeo de apresentação da carreira e a uma palestra do professor Gileno Marcelino sobre a reforma administrativa no contexto da reforma política.

Veja o vídeo de apresentação da carreira de EPPGG

Homenagens
Importantes figuras da trajetória destes 25 anos foram homenageadas na comemoração.

Foto: Ascom ANESP

Foto: Ascom ANESP

Representando os fundadores da Enap, o primeiro diretor-geral da Escola, Nilson de Holanda, foi reverenciado pelos que viveram o período.

Dirigentes do governo que tiveram papel importante na criação da carreira também tiveram destaque. Foram homenageados o ministro Aluizio Alves, na figura de seu filho, o deputado federal Henrique Eduardo Alves (primeira foto), e o secretário-executivo da Secretaria de Planejamento na época de criação do curso, Gileno Marcelino.

Em nome de todos os gestores que ajudaram a fundar a ANESP, o que ocorreu junto com o curso de formação, Edson Tubaki, primeiro presidente da entidade, e Francisco Gaetani (na foto à esquerda)também receberam a placa.

Representando a Enap e os funcionários da instituição, a ANESP entregou homenagens ao presidente, Paulo Carvalho, e ao colaborador José Luis Pagnussat.

O subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Públicas Governamentais da Casa Civil, Luiz Alberto dos Santos, que integrou a primeira turma, foi lembrado pela grande contribuição para a carreira.

Uma das homenagens mais emocionantes foi a direcionada à gestora Rosani Cunha, falecida em 2008. A placa comemorativa foi entregue à filha da EPPGG, Gabriela Cunha. Emocionada, Gabriela leu uma mensagem especialmente escrita pelo ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, com quem Rosani trabalhou na implantação do programa Bolsa Família (leia mais sobre a homenagem).

 

A carreira
A carreira de EPPGG foi criada em um contexto de redemocratização por que passava a sociedade brasileira, que exigia da Administração Pública a profissionalização da gestão do Estado.

Com a fundação da Escola Nacional de Administração Pública - Enap, pode ser concretizada a formação da primeira turma de gestores governamentais: servidores permanentes, com inserção estratégica e articulada no Poder Executivo federal, a fim de assegurar a continuidade administrativa entre sucessivos governo e aperfeiçoar práticas gerenciais, dando suporte, assim, ao comando político dos órgãos.

A aula inaugural, ministrada em 11 de agosto de 1988, foi preparada pelo (à época) presidente da República, José Sarney, e apresentada pelo ministro Aluízio Alves.

Foi grande o interesse de candidatos ao cargo desde o primeiro certame, com mais de 68 mil candidatos concorrendo às 120 primeiras vagas para a carreira. Na época, a Revista do Serviço Público publicou uma reportagem completa sobre a aula. Clique aqui e acesse a íntegra da matéria.