ENAP realiza exposição sobre Políticas de Infraestrutura

O tema "Políticas de Infraestrutura" foi escolhido em decorrência de sua importância no atual contexto das políticas públicas brasileiras

A Biblioteca Graciliano Ramos, da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), está realizando a exposição “Políticas de Infraestrutura”. A exposição faz parte de um conjunto de iniciativas regulares da ENAP que têm, por objetivo, disseminar conhecimentos sobre temas prioritários ou relevantes para a Administração Pública Federal.

O tema "Políticas de Infraestrutura" foi escolhido em decorrência de sua importância no atual contexto das políticas públicas brasileiras. Além disso, muitos autores têm abordado a relação entre desenvolvimento e infraestrutura, reconhecendo a importância desse tema para o crescimento de um país e a redução das desigualdades sociais. 

O Plano Plurianual 2012-2015 ratifica o entendimento das políticas de infraestrutura como base para o desenvolvimento do Brasil. Entre os macrodesafios estabelecidos, está a expansão da infraestrutura produtiva, urbana e social de qualidade, de forma a garantir a integração do País com a América do Sul. Segundo o Plano, a dinamização dos investimentos em infraestrutura “possibilitará superar os gargalos para o setor produtivo que poderiam inviabilizar a sustentação do crescimento - especialmente nos setores de energia, transporte rodoviário, ferroviário, portos, aeroportos e nas condições de armazenagem”.

No âmbito do Governo Federal, os investimentos em infraestrutura voltaram a ganhar relevância política e econômica com o lançamento dos Programas de Aceleração do Crescimento – PAC 1 e PAC 2, respectivamente, em 2007 e 2011. Trata-se de um conjunto de ações planejadas com o objetivo de promover o crescimento econômico do Brasil. Os PACs priorizam as seguintes áreas: saneamento, habitação, transporte, energia e recursos hídricos. 

A Diretora de Formação Profissional da ENAP, Maria Stela Reis, afirma que “a retomada desse tipo de investimento, no País, representa um enorme desafio para a formação de quadros qualificados, na administração pública. Torna-se fundamental a capacitação técnica e competências específicas para lidar com os desafios inerentes à área”. E complementa: “Nesse sentido, a ENAP tem buscado contribuir para o desenvolvimento das competências de gestores e técnicos, por meio de cursos de formação e com a disseminação do conhecimento”.

Para a exposição, foram selecionadas 45 publicações. O tema “Políticas de Infraestrutura” também é abordado na edição nº 02 de 2014 do Boletim Eletrônico de Bibliografias Especializadas. As obras apresentam análises sobre as diferentes dimensões da infraestrutura, bem como propostas de políticas públicas, com maior ou menor grau de especificidade. 

Clique aqui para acessar a edição nº 02 de 2014 do Boletim Eletrônico de Bibliografias Especializadas.

Serviço
Exposição “Políticas de Infraestrutura”
Data: 22 de abril a 30 de maio
Horário: 9h às 21h (segunda a sexta-feira)
Local: Biblioteca Graciliano Ramos da ENAP – SAIS - Área 2A - Brasília/DF

Outras informações:
Coordenação de Biblioteca - ENAP
Telefone: (61) 2020-3138

Fonte: ENAP