EPPGGs trabalham por um novo paradigma na Gestão Pública de Niterói

Patrícia Audi e Giovana Victer trabalham para unificar sistemas de gestão e planejar os próximos 20 anos da cidade

Patrícia Audi é EPPGG da 3ª turma e Secretária de Planejamento, Gestão e Controle de Niterói-RJ. Foto: Evelen Gouvea  

Patrícia Audi é EPPGG da 3ª turma e Secretária de Planejamento, Gestão e Controle de Niterói-RJ. Foto: Evelen Gouvea  

Patrícia Souto Audi e Giovanna Guiotti Testa Victer, Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) da 3ª e 13ª turma, respectivamente, trabalham atualmente na Prefeitura de Niterói, no Rio de Janeiro. Dentre vários projetos, dois são especiais para elas, tanto pela importância quanto pela arrojada envergadura de cada um dos dois. Trata-se do Plano Niterói que Queremos e da unificação de todo o sistema contábil, financeiro, orçamentário, de folha de pagamento, de protocolo e tributário do município.

O Plano Niterói que Queremos é um planejamento de 20 anos para a cidade com ampla consulta popular. De acordo com as gestoras, já foram mais de 4.300 pesquisas respondidas via web desde dezembro de 2013 até abril de 2014. Como resultado, um diagnóstico sócio-econômico que possibilita identificar as principais demandas e características, por bairros. Além da pesquisa via internet, foram realizadas 40 entrevistas em profundidade com personalidades da cidade. A pesquisa está no ar e também serão ouvidas pessoas que não têm acesso à internet por intermédio da realização de seis congressos regionais, onde todos os bairros da cidade terão voz.

"O plano para os próximos 20 anos nos dará uma carteira de projetos estratégicos, uma administração voltada para resultados e desempenhos. É um novo paradigma na gestão pública. Ainda realizamos o Plano de 100 dias, o Plano Niterói 2013 e agora, Niterói 2014, mudando a cultura da administração pública que cada vez mais tem os olhos atentos ao planejamento, gestão e monitoramento das ações. Realizamos também um grande ajuste fiscal com a extinção de dez Secretarias e com o não provimento de mais de 1.200 cargos comissionados, de forma a equilibrar as contas públicas e as dívidas herdadas em 2013", relata Audi.

O trabalho de organizar os sistemas da Administração de Niterói usa como ferramenta o software livre e-Cidade e busca unificar os 13 sistemas contábeis, 07 sistemas de execução orçamentária, 46 sistemas de protocolo e 11 sistemas de folha de pagamento, que funcionam isoladamente em plataformas distintas e ultrapassadas.

Giovanna Victer, da 13ª turma, é mestre em Políticas Públicas. Foto: Arquivo pessoal

Giovanna Victer, da 13ª turma, é mestre em Políticas Públicas. Foto: Arquivo pessoal

Em Niterói, Patrícia e Giovanna são respectivamente Secretária de Planejamento, Gestão e Controle (SEPLAG); e Subsecretária de Modernização da Gestão. Para Giovanna, a formação multidisciplinar do EPPGG faz a diferença.

"Desenvolver política pública exige conhecimento em vários campos, notadamente Administração, Economia, Sociologia e também Direito Público. Tudo isso num ambiente em que o fator político é condicionante, exige do EPPGG uma série de respostas que vão além do conhecimento técnico. Competências relacionais e de liderança também contribuem muito para o alcance de um Estado mais eficiente e eficaz. Esse perfil multidisciplinar pode ser alcançado não só por meio da formação, mas também pela experiência diversificada do EPPGG na administração. Uma atuação transversal do profissional pode contribuir com a assimilação de conteúdos, problemas, situações e enfoques que só podem ser conseguidos com várias experiências na esfera administrativa", defende a gestora.

Saiba mais sobre as gestoras

Audi contribui para o planejamento do município com base na experiência adquirida no Governo Federal, onde foi Diretora na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (2009); Secretária de Gestão Adjunta do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (2008); vencedora do Prêmio Cláudia, na categoria Trabalho Social; e “Mulheres Mais Influentes do Brasil”, na categoria Direitos Humanos (2007); Coordenadora do Projeto de Combate ao Trabalho Escravo no Brasil, pela Organização Internacional do Trabalho (2002-2008); Diretora de Benefícios da Previdência Social (2000-2001); Coordenadora-Geral do Programa Nacional de Direitos Humanos na Secretaria Especial de Direitos Humanos (1997-99).

Giovanna está encarregada da Modernização da Gestão na Prefeitura de Niterói e traz a experiência que obteve no Poder Executivo Federal, inclusive como coordenadora na Secretaria Executiva do Ministério das Cidades, além da ampla reflexão acadêmica sobre o tema de Políticas Públicas, considerando que é mestre no tema.

Conheça o projeto Niterói que Queremos: www.niteroiquequeremos.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/seplagniteroi?ref=hl