ENAP lança Repositório Institucional
O ambiente virtual também oferece links para outros repositórios relacionados ao serviço público e para a Biblioteca da ENAP,
A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) lança o seu Repositório Institucional. O sistema deverá organizar, armazenar, gerenciar, preservar, recuperar e disseminar documentos em formato digital produzidos no âmbito das atividades da ENAP. De acesso aberto, está disponível no endereço eletrônico: http://repositorio.enap.gov.br.
Os objetivos do Repositório são:
• organizar e disponibilizar a produção técnica e científica da ENAP como resultado de seus estudos e pesquisas e em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (LAI);
• preservar e armazenar a memória institucional da ENAP;
• preservar os documentos produzidos em pesquisas e considerados relevantes para a Administração Pública Federal; e
• disponibilizar recursos de aprendizagem produzidos pela ENAP ou no âmbito de suas parcerias, tanto para a formação e o desenvolvimento de agentes públicos quanto para promover a participação social e o exercício da cidadania.
“No Repositório Institucional da ENAP, escolas de governo e órgãos da Administração Pública de todo o País encontrarão materiais para utilizar na formação e desenvolvimento de agentes públicos, de forma gratuita, e com livre acesso”, explica o Presidente da ENAP, Paulo Sergio de Carvalho.
Os usuários podem fazer download, imprimir, compartilhar ou utilizar os materiais depositados no Repositório, exclusivamente para fins educacionais e não comerciais. Para tanto, é necessário fazer a devida citação dos direitos autorais e observar o termo de uso de cada documento. É possível encontrar os arquivos por meio de pesquisa direta (Busca ou Busca Avançada). O acesso também pode ser feito por tema, título, autor ou tipo de documento.
Organizado por comunidades, subcomunidades e coleções, o Repositório Institucional da ENAP inicia com mais de 700 materiais de caráter técnico e científico provenientes das atividades do corpo técnico, docente e administrativo da Escola, bem como de órgãos e instituições parceiras.
A seguir, as comunidades:
• Casoteca de Gestão Pública: estudos de caso e simulações que servem para relatar práticas e experiências no setor público visando à disseminação de aprendizagem organizacional.
• Cursos ENAP: materiais de cursos completos ou aulas utilizadas para ambientação de novos servidores, desenvolvimento técnico-gerencial, formação e aperfeiçoamento para carreiras, programas de especialização, cursos da Escola Virtual da ENAP, projetos especiais, entre outros.
• Memória ENAP: acervo com documentos que contam a história da ENAP, seu ambiente organizacional, seus processos e produtos, políticas e diretrizes e parcerias nacionais e internacionais.
• Práticas Inovadoras em Gestão Pública: iniciativas do Concurso Inovação em Gestão Pública Federal que contribuem para que o Estado brasileiro aumente a qualidade do atendimento e melhore a eficácia e a eficiência dos serviços prestados aos cidadãos.
• Produção Científica: trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações e teses relacionadas ao serviço público, bem como pesquisas publicadas em eventos e/ou revistas científicas.
• Publicações: livros, revistas e outros materiais eletrônicos da ENAP e de instituições parceiras voltadas para a divulgação e o debate de temas relacionados ao Estado, às políticas públicas e à gestão governamental. A Revista do Serviço Público (RSP) estará disponível, desde a sua primeira edição (1937) até as atuais.
• Recursos Educacionais: materiais e objetos de aprendizagem, em diferentes formatos, produzidos no âmbito da ENAP e de suas parcerias, para o suporte e incentivo aos processos de ensino e de aprendizagem.
O ambiente virtual também oferece links para outros repositórios relacionados ao serviço público e para a Biblioteca da ENAP, onde é possível acessar o Portal de Periódicos Eletrônicos, com milhares de publicações disponíveis.
“O Brasil caminha a passos largos dentro do movimento de acesso livre e gratuito à informação e ao conhecimento. E o Repositório da ENAP vem nessa direção, para atender aos princípios de acessibilidade e publicidade, e à disseminação ampla e irrestrita do conhecimento, principalmente aquele gerado com financiamento público”, conclui Paulo Carvalho.
Outras informações
Claudia Cristina Muller
Coordenadora-Geral de Gestão da Informação e do Conhecimento
Fone: (61) 2020-3317
E.mail: claudia.muller@enap.gov.br
Fonte: ENAP