Gestor assume vice-presidência do maior fórum de autoridades da concorrência do mundo

Presidente do Cade, Vinícius de Carvalho foi indicado para a International Competition Network – ICN, entidade que reúne 128 agências antitruste do mundo

Vinícius Carvalho - Presidente do CADE

Vinícius Carvalho - Presidente do CADE

O EPPGG e presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade, Vinícius Marques de Carvalho (foto), foi nomeado, no dia 04 de setembro, como vice-presidente da International Competition Network – ICN. O fórum reúne 128 agências antitruste de 111 jurisdições e é considerado o maior do seu tipo no mundo.

Gestor governamental de carreira, Vinícius atuava no Ministério da Justiça quando foi indicado, em 2012, para presidir o chamado “Novo Cade”, ano em que entrou em vigor a nova lei brasileira de defesa da concorrência (Lei n. 12.529), que ampliou as competências do órgão.

À frente do cargo até abril de 2015, Vinícius considera a indicação um reconhecimento do trabalho que todo o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência vem desenvolvendo nos últimos anos. “Representa uma confirmação de que estamos no caminho certo em relação à implementação de uma política efetiva de defesa da concorrência no país”.

A ICN foi criada em 2001 e funciona como uma plataforma para troca de informações visando a convergência de regras e práticas em matéria de defesa da concorrência. O convite para assumir o posto foi feito pelo presidente da entidade, o alemão Andreas Mundt, eleito também na ocasião. O outro vice-presidente é o responsável pela agência antitruste da França, Bruno Lasserre.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ANESP, com informações da Ascom/CADE.