Gestores Governamentais se destacam em seleção por meritocracia em Goiás
Carreira é a que tem maior número de aprovados na última seleção para cargos de gerência do poder executivo goiano
Oito gestores governamentais do Estado de Goiás foram aprovados no 5º Processo de Seleção por Mérito para os cargos de gerência do Poder Executivo goiano. O número representa 18% do total de vagas (44) abertas neste concurso, o que faz da carreira de EPPGG a mais representada dentre os aprovados no certame.
Para serem selecionados, os candidatos tiveram que passar por três etapas de avaliação: seleção de currículos, prova escrita e entrevista. E os testes não terminarão por aí. Nos 60 dias seguintes à nomeação, os aprovados serão submetidos a avaliação de desempenho pelos respectivos superintendentes. O novo teste servirá para a confirmação dos resultados da seleção e para a indicação de eventuais necessidades de capacitação.
Os gestores aprovados na seleção por meritocracia são:
AGÊNCIA GOIANA DE TRANSPORTES E OBRAS PÚBLICAS
GIANA SOUSA SENA RODRIGUES - GESTOR DE ENGENHARIA
AGÊNCIA GOIANA DE ESPORTE E LAZER
AELSON JOSE MELLO DOS SANTOS - GESTOR DE FINANÇAS E CONTROLE
SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO E PLANEJAMENTO
ANA PAULA BRAGA FERREIRA COAN - GESTOR DE FINANÇAS E CONTROLE
VIRGINIA GOMES DE CASTRO - GESTOR DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO
PEDRO CARNEIRO JUNIOR - GESTOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA CASA CIVIL
ARMANDO MELO E SANTOS - GESTOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
EDMILSON MOURA DE OLIVEIRA - GESTOR JURÍDICO
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANCA PUBLICA E JUSTICA
EDNA ROSA ALVES - GESTOR PÚBLICO
Meritocracia goiana
O processo de seleção por capacitação e mérito para o cargo em comissão de gerente do Estado de Goiás começou em 2011 e é coordenado pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento. A meta instituída por decreto era de ocupar 100% dos cargos em comissão de gerência por meio da meritocracia. Nas três primeiras seleções o objetivo foi alcançado. Servindo as últimas duas para corrigir e dar continuidade à dinâmica do processo de ocupação das vagas.
Nos quatro primeiros processos de seleção realizados, foram escolhidos 790 gerentes com base na avaliação de desempenho (análise curricular, prova escrita e entrevista). O primeiro processo de seleção ocupou 16 vagas gerenciais e 75 cargos técnicos. No segundo, 226 vagas foram preenchidas. No terceiro, o maior, 551 cargos de gerência foram ocupados por meritocracia alcançando a meta de preencher 100% dos cargos. O quarto serviu para preencher os 37 cargos gerenciais restantes, que, por desistência ou inaptidão de candidatos avaliados no processo anterior encontravam-se vagos. Desse total, apenas 15 gerentes foram exonerados por falta de aptidão para exercer o cargo. A 5ª Seleção de Gerentes por Capacitação e Mérito abriu 44 vagas. Oito delas foram ocupadas por gestores governamentais, carreira de EPPGG no estado goiano.
Fonte: Assessoria de Comunicação ANESP com Comunicação Setorial – Segplan Goiás