Vídeos do TED realizado no Rio de Janeiro estão disponíveis na rede

 Dre Urhahn e Jeroen Koolhaas em apresentação no TED. Foto: James Duncan Davidson/TED

Dre Urhahn e Jeroen Koolhaas em apresentação no TED. Foto: James Duncan Davidson/TED

Cientistas, pensadores, empresários, artistas, construtores, techies, performistas, ativistas, ecologistas e escritores se reuniram pela primeira vez no Brasil para o famoso e concorrido TED

A conferência mundial do TED, realizada no Rio de Janeiro no início de outubro, apresentou 64 palestrantes em dez áreas diferentes, sem contar os diversos microeventos periféricos que levaram fisicamente cultura, entretenimento e educação a diversos locais da capital fluminense e virtualmente ao resto do mundo. Como anfitrião do evento, o Brasil serviu de inspiração para diversas apresentações. As favelas, o verde, a solidariedade, o samba, a culinária e diversos aspectos da cultura e da política brasileira foram retratados, demonstrando para o mundo como o país pode ser inspirador e desafiador.

As apresentações do TED no Rio começam a ser divulgadas na Internet. Destacamos alguns:

Haas&Hahn: How painting can transform communities

Dois artistas plásticos holandeses desembarcaram na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, se surpreenderam com a mescla de caos e beleza da favela carioca. Logo tiveram a ideia de colorir as paredes da comunidade e começaram a buscar parceria e autorização dos moradores para colocar em prática a ideia. O primeiro trabalho abriu várias portas na comunidade, que gerou ainda diversas oportunidades em outros lugares do Rio e do mundo. O plano deles agora é terminar de colorir a maior parte da Vila Cruzeiro.

Assista (em inglês):

Michael Green: What the Social Progress Index can reveal about your country

Um dos temas de grande repercussão é o Social Progress Index (SPI), Índice de Progresso Social, elaborado pelo economista britânico Michael Green, a quem coube a apresentação no TED, e grande equipe. Esse índice é, segundo os autores, uma alternativa ao Produto Interno Bruto (PIB) na mensuração do sucesso de um país em seu desenvolvimento. Michael relembra que o PIB passou a ser comparado entre os países para avaliar seu sucesso econômico no início do século XX, e somente o sucesso econômico em sua quantidade, mas não em qualidade. O SPI seria “um índice do século XXI preparado para os desafios do século XXI”.

Assista (em inglês):

Alessandra Orofino: It’s our city. Let’s fix it

Despertar a comunidade para a participação política é o desafio da co-fundadora da ONG Meu Rio Alessandra Orofino. Durante sua apresentação, ela compara os índices de comparecimento às urnas nos Estados Unidos da América, França e Rio de Janeiro ao longo do tempo e constata: a participação vem caindo como nunca. Para ela, a solução está no engajamento, na inclusão e na luta pela felicidade. Alessandra Orofino acredita que existem pessoas prontas no mundo inteiro para atuarem politicamente. Basta um pouco de inspiração.

Assista (em inglês):

Sobre o TED

O TED é uma organização dedicada a disseminar ideias utilizando-se curtas porém fortes apresentações em vídeo. A instituição teve início em 1984 como uma conferência sobre tecnologia, entretenimento e design. Passados 30 anos, os tópicos se multiplicaram de ciência para negócios passando por sustentabilidade e temas diversos em mais de 100 línguas. 

Clique aqui e leia mais sobre a história do TED (em inglês).