Cadernos Enap: “Inovação no Setor Público” é o tema da nova edição

Clipping: ENAP
Imagem: Divulgação / ENAP

Imagem: Divulgação / ENAP

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) acaba de lançar a edição nº 38 dos Cadernos Enap, intitulada “Inovação no setor público: uma reflexão a partir das experiências premiadas no Concurso Inovação na Gestão Pública Federal”.

A publicação é uma parceria da Escola com o Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública (Ceag) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Face) da Universidade de Brasília (UnB).

Os autores investigam os fatores relevantes que possam explicar o dinamismo da inovação no setor público, tomando, como referencial analítico, as 98 iniciativas premiadas pelo Concurso Inovação, no período de 2004 (9ª Edição) a 2012 (17ª Edição).

O estudo desenvolveu metodologia específica para compreensão do conjunto de iniciativas premiadas pelo Concurso, o que resultou na classificação das inovações reunidas no formato de uma proposta de Matriz Inovativa.

Essa Matriz representa a distribuição das iniciativas analisadas quanto aos critérios de ambiente para o qual estiveram voltadas, ao tipo de inovação que essa representa e à capilaridade ou público beneficiado pela inovação. São destacados, ainda, os fatores de sucesso apontados pelos próprios gestores como fatores críticos para a inovação, e se as iniciativas estão ativas ou inativas.

O trabalho está dividido em quatro etapas. A primeira concentra um esforço teórico a fim de caracterizar o que vem a ser inovação no setor público. Em um segundo momento, é apresentada a metodologia desenvolvida, com informações sobre a tipologia e a classificação para a inovação no setor público.

A terceira etapa trata da pesquisa sobre inovação no setor público a partir da coleta de dados dos relatos das ações premiadas no Concurso Inovação. Finalmente, na última etapa são apresentados os resultados da pesquisa.

Clique aqui e acesse o Caderno nº 38 e seu material complementar.

Concurso Inovação
O Concurso Inovação é realizado anualmente pela Enap e visa incentivar a implementação e a disseminação de práticas inovadoras na gestão pública, por meio da premiação e divulgação dessas iniciativas.

Para saber mais, acesse a página do Concurso: http://inovacao.enap.gov.br/

Fonte: ENAP