Em parceria com universidade gaúcha, MP abre inscrições para curso voltado a servidores envolvidos em PPAs

O curso é ministrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foto: Cadinho Andrade / UFRGS

O curso é ministrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foto: Cadinho Andrade / UFRGS

Interessados podem se inscrever gratuitamente para o curso “Planejamento Estratégico Municipal e Desenvolvimento Territorial” até 23 de outubro

A Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SPI/MP) abre período de inscrições para o curso de capacitação “Planejamento Estratégico Municipal e Desenvolvimento Territorial”. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o próximo dia 23 de outubro pelo site www.ufrgs.br/cegov. A capacitação é realizada pela modalidade de Ensino à Distância (EAD) e coordenada pelo Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O curso trata sobre o desenvolvimento de conceitos e competências no uso de metodologias de monitoramento e avaliação de programas e projetos governamentais. O conteúdo programático a ser ministrado é o do Módulo III, que compreende a apresentação de conceitos e competências no uso de metodologias de monitoramento e avaliação de políticas públicas da elaboração de projetos; a construção de indicadores e sua importância para o ciclo das políticas públicas; as principais fontes de dados e indicadores existentes no Brasil; as funções do monitoramento e as funções da valição para as políticas públicas, dentre outros. Apesar de se tratar do Módulo III, não é preciso que o aluno tenha cursado os dois primeiros para se inscrever. Além disso, os participantes terão acesso aos Módulos I e II. 

Inicialmente, os responsáveis pelo curso esperam atrair servidores públicos diretamente ligados à elaboração dos PPAs municipais. Porém, caso haja disponibilidade de vagas, serão aceitos alunos de outras áreas. Serão seis semanas de aulas à distância, com início previsto para 27 de outubro, terminando em 08 de dezembro. Ao final, os participantes que completarem todas as atividades propostas serão certificados pela UFRGS.

Dúvidas e pedidos de informações adicionais podem ser direcionados para o endereço de correio eletrônico: cursoppa@cegov.ufrgs.br.