Cadernos Enap: “Estudos em Gestão de Pessoas no Serviço Público” é o tema da nova edição

Clipping: ENAP
 Imagem: ENAP / Divulgação

Imagem: ENAP / Divulgação

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) acaba de lançar a edição nº 37 dos Cadernos Enap, intitulada “Estudos em Gestão de Pessoas no Serviço Público”.

O Caderno reúne cinco artigos sobre temas centrais no atual contexto da gestão de pessoas, abordando técnicas de análise da força de trabalho, de gestão de políticas de capacitação e da saúde do trabalhador. 

Os textos apresentam reflexões e experiências de inovação em gestão de pessoas no serviço público. Apontam os avanços teóricos e práticos necessários para a sua efetiva modernização, no setor público brasileiro.

O primeiro artigo traz uma análise dos conceitos de Recursos Humanos (RH) tradicional e estratégico, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), investigando como o RH é percebido pelos principais atores daquele órgão.

O segundo trabalho retrata a experiência de uma agência reguladora, a Agência Nacional do Petróleo (ANP), no mapeamento de competências transversais de uma unidade técnica e o diagnóstico de suporte à aprendizagem pelos servidores da respectiva área.

Já o terceiro texto apresenta um modelo de avaliação de eventos de capacitação. A técnica é aplicada a um curso estratégico do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), atestando o desempenho dos indivíduos no trabalho, entre outros fatores.

O quarto artigo analisa a política de qualidade de vida de uma empresa pública, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) do Governo Federal.

Por fim, o quinto trabalho investiga quais fatores organizacionais, relativos às características do trabalho e à satisfação dos servidores, se relacionam com a sua intenção de rotatividade.

Os trabalhos selecionados constituem em exemplos de aplicação de técnicas de gestão e análise da força de trabalho. São provenientes de projetos de conclusão de curso de servidores participantes da segunda e da terceira edição do Curso de Especialização em Gestão de Pessoas no Serviço Público, realizado pela Enap.

Clique aqui para fazer o download gratuito do Caderno nº 37.

Fonte: ENAP