5º EPPGGS em Diálogo abordou o desenho de serviços públicos com foco no usuário

O “Desenho de serviços públicos com foco no usuário e governo digital” foi o tema do 5º EPPGGS em Diálogo: Gestão e Políticas Públicas, que aconteceu na quinta-feira, dia 26 de agosto.

Participaram desta edição Fernanda Machiaveli, EPPGG federal e coordenadora-geral da área de Transformação Governamental na Diretoria de Inovação da Enap, e Rodrigo Diniz, EPPGG do Estado de Minas Gerais e subsecretário da SEPLAG-MG. A moderação do painel foi feita pela EPPGG estadual Isabela Tolentino, que coordena o Lab.MG - Laboratório de Inovação em Governo da FJP.

Com a introdução de metodologias de design e de experiência do usuário no dia a dia da administração pública, associada à atuação de laboratórios de inovação e à disponibilidade de tecnologias, mais do que desenhar a solução, entender o problema de forma estruturada e com a participação ativa daqueles que serão diretamente beneficiados e afetados passou a ser uma prioridade.

O digital também passou a ser uma condição. E não se trata apenas de transportar para o virtual as práticas analógicas, mas conceber e viabilizar serviços que nasçam de forma digital e tenham, nos processos de co-criação, um caminho para o atendimento mais eficiente, simples e rápido dos usuários e de garantia de direitos.

O que são essas metodologias, qual papel dos laboratórios de inovação, como trazer o usuário para o centro da discussão e como utilizar a tecnologia como uma poderosa ferramenta de transformação? E como a pandemia e o trabalho remoto influenciaram essa realidade?

Assista!