FCRB e ANESP debatem 20 anos sem Celso Furtado e 50 anos do mito do desenvolvimento econômico em evento

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e a ANESP realizam mais um evento no âmbito do Ciclo de Debate sobre Políticas Públicas Inovadoras. No próximo dia 8 de outubro, das 14h às 18h, no Rio de Janeiro, a atividade terá como tema “Cultura e Desenvolvimento Sustentável: 20 anos sem Celso Furtado e 50 anos do ‘Mito do Desenvolvimento Econômico’". 

Este evento terá uma programação especial, iniciando com uma mesa de debate com as presenças de Alexandre Santini (FCRB), Francis Bogossian (iBEP), Cláudia Leitão (MinC) e Rosa Freire D’Aguiar (Centro Celso Furtado). 

Em seguida, ocorrerá a sessão “Saudação a Celso: Cultura, Desenvolvimento Sustentável e Economia Criativa”, homenagem de Cláudia Leitão, secretária de Economia Criativa do MinC.

A programação prossegue com a Conferência Magna “A gênese de ‘O Mito do Desenvolvimento Econômico’", proferida por Rosa Freire D’Aguiar; seguida de um painel de debates, com as presenças de José Almino (FCRB), Paulo Kliass (EPPGG/ANESP), Ricardo Ismael (PUC-RIO) e Bruno Sobral (UERJ). A mediação será feita por Lincoln Penna (IBEP).

É possível acompanhar o evento pelo YouTube ou presencialmente, no auditório da FCRB, na Rua São Clemente, 134, Botafogo, Rio de Janeiro. 

O evento integra o Programa Rui Barbosa e o Tempo Presente (Pro-Rui) e conta com o apoio da ANESP e da Associação Juízes para a Democracia (AJD).

Sobre o debate

É com enorme satisfação que a FCRB e ANESP realizam esta celebração pela vida de Celso Furtado, em ocasião dos 20 anos de sua morte, lembrando sua importância para a cultura e o desenvolvimento sustentável, com conferência sobre os “Cinquenta Anos da Publicação de ‘O Mito do Desenvolvimento Econômico’”, uma das obras mais importantes do autor, a ser proferida pela jornalista, tradutora e eterna companheira Rosa Freire D’Aguiar, que também é curadora do acervo do grande economista brasileiro, que permanece como uma referência para o debate público do país.

O livro em questão é uma contribuição praticamente pioneira para o despertar da consciência dos limites físicos da exploração dos recursos materiais do planeta. O ‘Mito do Desenvolvimento Econômico’ já nasceu clássico, pois o ensaio - imediatamente publicado em diversos idiomas -, mesmo tendo origem em discussões  ocorridas há décadas, continua tendo muito a dizer ao leitor do presente. Especialmente a todos aqueles que vão progressivamente se conscientizando dos riscos inerentes à continuidade da reprodução dos padrões de consumo e desperdício mantidos pelas populações dos países centrais, em especial, na América do Norte e Europa Ocidental. Nas páginas do livro, ativando uma afiada autocrítica, Furtado desfaz as confusões semânticas entre o justo anseio pelo desenvolvimento, na qualidade de “realização das potencialidades humanas” e a mera busca por  abstrações tais como “crescimento” ao custo da degradação ambiental e desigualdade social.

Programação

14h - Mesa de Abertura

Alexandre Santini (FCRB), Francis Bogossian (iBEP), Cláudia Leitão (MinC) e Rosa Freire D’Aguiar (Centro Celso Furtado).

14h20 - Saudação a Celso: Cultura, Desenvolvimento Sustentável e Economia Criativa

Cláudia Leitão, Secretária de Economia Criativa do MinC

14h40 - Conferência Magna 

A gênese de "O Mito do Desenvolvimento Econômico" 

Rosa Freire D’Aguiar

15:30 - Painel de debates

Debatedores: José Almino (FCRB), Paulo Kliass (EPPGG - Anesp), Ricardo Ismael (PUC-RIO) e Bruno Sobral (UERJ). Mediador: Lincoln Penna (IBEP).

Serviço

Evento “Cultura e Desenvolvimento Sustentável: 20 anos sem Celso Furtado e 50 anos do ‘Mito do Desenvolvimento Econômico’"

8 de outubro, terça-feira, 14h às 18h

Auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa

Rua São Clemente, 134 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ

O evento será transmitido pelo canal do YouTube da FCRB.