EPPGG Lilian Rahal é entrevistada pelo Correio Braziliense

Reconhecida pela Fundação Bill & Melinda Gates como uma das dez pessoas que fizeram a diferença no mundo, em 2024, a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Lilian Rahal, tem como sua principal bandeira promover o combate à fome por meio da alimentação saudável. Ao Correio Braziliense, a secretária e EPPGG destacou o protagonismo do Brasil em relação ao tema e revelou os planos do governo federal em lançar, no G20, uma aliança global contra a pobreza.

"O objetivo da Aliança Global é compartilhar experiências de programas com ideias bem-sucedidas para o combate à fome e à pobreza. Tem um grupo de temas pré-definidos e a ideia é fazer o compartilhamento entre alguns países dentro desses temas e, com isso, já iniciar a troca e o compromisso com alguns países, principalmente, de financiamento para dar sequência à implementação da Aliança", disse.

Sobre a premiação da Fundação Bill & Melinda Gates, Lilian afirmou que se trata do reconhecimento de que a agenda do governo brasileiro em favor da segurança alimentar é referência para o mundo. “O governo tem trabalhado, de forma exemplar, para que outros locais possam olhar e ver que a experiência brasileira pode dar certo em outros lugares também. A forma como o Brasil tem governança de segurança alimentar, contempla todas essas dimensões da área de produção, acesso e consumo de alimentos. A ideia é dar visibilidade a programas e ações que venham sendo bem-sucedidas para resolver determinados problemas e podem ser compartilhados com outros países e outras situações. Então, é dar visibilidade para soluções possíveis para os problemas que a gente tem em relação ao pobre, à saúde, ao bem-estar e à segurança alimentar.”

Confira a entrevista na íntegra.