EPPGGs organizam livro sobre o uso de evidências nas políticas públicas

O movimento das políticas públicas baseadas em evidências (PPBEs) tem intensificado nas últimas décadas a defesa de que mais e melhores evidências sejam produzidas como instrumentos capazes de orientar a produção de políticas públicas. Mas vários autores têm chamado a atenção para os limites analíticos e conceituais das noções restritas de evidências e da produção científica na modernidade. É neste debate que se insere o livro “Políticas Públicas e Usos de Evidências no Brasil: Conceitos, Métodos, Contextos e Práticas”, que o Ipea lança no próximo dia 20 de abril, às 14h.

Acesse a publicação aqui.

Três EPPGGs, que atuam na Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest) do Ipea, estão à frente da organização da publicação, Janine Mello, Natália Massaco Koga e Pedro Lucas de Moura Palotti, junto ao técnico de Planejamento e Pesquisa da Diest/Ipea Maurício Mota Saboya Pinheiro.

O livro se propõe a suprir duas lacunas. Em primeiro lugar, reduzir a escassez de estudos sobre o uso de evidências em diferentes áreas e níveis governamentais no Brasil. Em segundo lugar, e principalmente, fornecer uma análise das dinâmicas de uso de evidências a partir de uma concepção ampliada do que constitui ou não evidência em políticas públicas.

Ao longo de seus 28 capítulos, a obra ilustra os papéis desempenhados pelas evidências na produção de políticas públicas em várias áreas temáticas, nos três poderes da República e em distintos segmentos da burocracia pública. O livro reflete o resultado da pesquisa “O que Informa as Políticas Públicas Federais: o uso e o não uso de evidências pela burocracia federal brasileira”, coordenada pela Diest do Ipea, em esforço conjunto com pesquisadores da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), do Institute of Development Studies (IDS) e da University of Amsterdam, com apoio da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), no âmbito do Acordo de Cooperação CEPAL-Ipea e do Programa de Cooperação Internacional do Ipea (Procin), e que contou com a participação de 51 autoras e autores, pertencentes a 22 instituições nacionais e internacionais.

Serviço

20/04
Quarta-feira
Horário: das 14h às 18h
Lançamento do Livro: “Políticas Públicas e Usos de Evidências no Brasil: Conceitos, Métodos, Contextos e Práticas”

Palestrantes:
Justin Parkhurst – professor associado de Política de Saúde Global da London School of Economics and Political Science
Maurício Mota Saboya Pinheiro – técnico de Planejamento e Pesquisa da Diest/Ipea
Janine Mello – especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Diest/Ipea
Pedro Lucas de Moura Palotti – especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Diest/Ipea
Natália Massaco Koga - especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Diest/Ipea

Debatedora:
Daienne Amaral Machado – especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e Diretora de Estudos e Políticas Sociais da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan)

Mediação:
Roberto Rocha Coelho Pires – técnico de Planejamento e Pesquisa da Diest/Ipea

Transmissão: Plataforma Webex e Youtube do Ipea
Clique aqui e faça a sua inscrição

Link Youtube Ipea 

Texto com informações do site do Ipea.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS