Senado aprova recondução de EPPGG à diretoria da ANP

O Senado aprovou, na quinta-feira (7), a recondução da EPPGG Symone Christine de Santana Araújo ao cargo de diretora da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A votação contabilizou 40 votos favoráveis, um contrário e duas abstenções.

Em Plenário, o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) destacou a atuação profissional da indicada e afirmou: “Tive a honra de ser relator da indicada e sei do excelente currículo que ela possui, além da imensa experiência profissional, o que tira qualquer dúvida sobre sua capacidade para exercer o cargo de diretora a ANP”.

Formação e experiência

Symone é graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), mestre em desenvolvimento e meio ambiente pela mesma instituição, doutora em manejo de recursos naturais pela Universidade de Brasília (UnB) e servidora pública pertencente à carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).

Desde 2004, Symone Araújo é integrante da carreira de EPPGG no Ministério de Minas e Energia, onde, em 2009, assumiu a diretoria do Departamento de Gás Natural. Ao longo de sua carreira, também atuou nos Conselhos Fiscais da Petrobras, da Pré-Sal Petróleo S.A.(PPSA) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Ela iniciou como técnica de nível superior na Delegacia do Ministério da Educação em Sergipe e depois na Fundação Universidade Federal de Sergipe. Foi professora em cursos de graduação e pós-graduação.

A diretora está em exercício na ANP desde novembro de 2020, sendo responsável pela Superintendência de Desenvolvimento e Produção (SDP), Núcleo de Fiscalização da Medição da Produção de Petróleo e Gás Natural (NFP), Superintendência de Biocombustíveis e de Qualidade de Produtos (SBQ), tendo vinculado o Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas (CPT), e Superintendência de Fiscalização do Abastecimento (SFI), e pelos Núcleos Regionais de Fiscalização do Abastecimento.

Texto com informações da Agência Senado.