EPPGG debate a reconstrução de políticas públicas em seminário

Na última quinta (21), o EPPGG Marcelo Viana Estevão de Moraes palestrou no seminário "história + culturas urbanas". A atividade é fruto de uma parceria, em vigor há 20 anos, entre a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Após fenômenos distópicos se combinarem de maneira catastrófica, estamos agora sob o mote da reconstrução. O que queremos reconstruir? E o que as cidades e suas culturas têm a contribuir para jogar luz nessas inquietações? Essas são algumas questões que a série 2023 do seminário "história + culturas urbanas" buscam responder. E para isso elegeu como tema "Distopias contemporâneas e reconstrução".

Representando o Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração da Universidade de Brasília (UnB), o EPPGG Marcelo Viana Estevão de Moraes abordou a questão "Civilização e barbárie: políticas públicas em tempos de guerra cultural".

"O tema que foi proposto para essa palestra foi buscar entender o processo atual de reconstrução de políticas públicas após um período precedente em que políticas públicas viraram anátemas. Assim, faz muito sentido que o mote dessa conversa seja reconstrução. De certa maneira, houve um esforço de descontruir um conjunto de políticas públicas que apontavam em um sentido de civilizar esse país. É até irônico porque são políticas públicas relativamente modestas em suas ambições e a guerra cultural conseguiu transformar um conjunto de ações reformistas, até tímidas e limitadas, em uma espécie de 'revolução comunista'", destacou Moraes.

"Em um período recente antes do processo de desconstrução, estávamos, ainda, longe de patamares civilizatórios relevantes, e nos esforçando para civilizar o país em todas as dimnesões. No amadurecimento democrático, na política social, em uma política ambiental, em uma lógica de crescimento com sustentabilidade, enfim nesses tópicos que fazem parte de uma agenda global", prosseguiu Marcelo Moraes em sua fala.

Assista ao seminário "história + culturas urbanas" aqui.