“Cargos de confiança são parte da democracia”, por Francisco Gaetani e Gabriela Lotta

Neste momento de iminente mudança de governos, com as eleições majoritárias que se aproximam, é importante clarificar o debate sobre o que são os chamados cargos de confiança, que fazem a ligação entre a política e a máquina da administração pública. Este é o foco do artigo publicado no Correio Braziliense nesta sexta-feira, 20 de maio, pelos professores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Francisco Gaetani e Gabriela Lotta.

Os autores partem da afirmação que os “Cargos de confiança são parte da democracia”, como enuncia o título do artigo, e explicam que todos os governos costumam lançar mão de quadros do próprio funcionalismo. Não existe um manual para isso, nem tampouco uma avaliação conclusiva sobre a melhor fórmula. O importante é que as escolhas privilegiem o bom governo e a entrega de serviços de qualidade.

Os cargos de confiança que ocupam posições formais de responsabilidade são aqueles dos quais se espera o exercício da liderança no comando da máquina administrativa. Liderança e ocupação de postos de autoridade não são a mesma coisa. Mas há um potencial enorme para o exercício da liderança nessas funções, ainda pouco compreendido e explorado.

Leia o artigo na íntegra.