Dirigentes sindicais questionam dados do governo sobre campanha salarial

Em coletiva de imprensa realizada na última terça-feira (14), representantes da União das Carreiras rebatem dados do governo sobre reajuste salarial e reafirmam disposição para novas paralisações.

Os dados divulgados pelo governo federal acerca das reivindicações salariais do funcionalismo público foram contestados pela União das Carreiras de Estados (UCE) durante coletiva de imprensa realizada na última terça-feira (14), em Brasília, e que reuniu jornalistas de diversos veículos das áreas de rádio, jornal, TV e agência de notícias. 

O presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, falou em nome do grupo, formado por 22 entidades que estão em campanha salarial conjunta, dentre elas a ANESP, também presente à coletiva. 

Delarue rebateu os dados do governo, afirmando que o boletim estatístico de pessoal do Ministério do Planejamento, edição de maio de 2012, constata que cada vez menos se gasta com os servidores públicos. Em 1995, o percentual de gastos com despesas de pessoal em relação à despesa corrente da União era de 29,8%. Em abril deste ano, essa relação despencou para 14,2%.

Segundo o dirigente, o grupo reivindica recomposição das perdas inflacionárias e não aumento. O governo, porém, não sinaliza com nenhuma contraproposta. Já foram realizadas cerca de 20 reuniões desde 2011, sem qualquer avanço, o que torna as paralisações a única alternativa para a União das Carreiras.

Na avaliação dos dirigentes sindicais, a coletiva colocou na agenda pública os reais números do funcionalismo público federal e reforçou o trabalho conjunto que vem sendo realizado pelos sindicatos e associações da UCE. No dia 20 de agosto, os dirigentes voltam a se reunir para avaliar indicativo de greve e paralisações, caso o governo não apresente nenhuma contraproposta ainda esta semana. Logo em seguida, a ANESP divulgará nova data para sua Assembleia Geral a fim de deliberar sobre a posição da carreira de EPPGG no movimento.

Veja a repercussão da coletiva de imprensa:

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/08/greve-de-servidores-deve-avancar-para-alem-do-dia-31-diz-sindicato.html
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,servidores-de-carreiras-de-estado-devem-parar-no-dia-20,916388,0.htm
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2012/08/14/internas_economia,317088/servidores-prometem-intensificar-greve-se-nao-tiverem-propostas-atendidas.shtml