Carreiras de Estado decidirão em Assembleias próprias se aceitam reajuste apresentado

Governo discorda de contraproposta de reposição das perdas inflacionárias apresentada pelos servidores no último sábado (25). Assembleia da ANESP para votar se gestores aceitam proposta de reajuste dividido em três parcelas de 5% acontece nesta terça-feira (28), às 12h30, no Ministério do Planejamento

Na manhã desta segunda-feira (27), os dirigentes das entidades que formam a União das Carreiras de Estado (UCE) se reuniram para analisar o cenário de cada categoria sobre a adesão ao aumento de 15,8% apresentado pelo governo. A decisão final caberá a cada carreira em votação por meio de Assembleias Gerais específicas (a da ANESP acontece nesta terça-feira, às 12h30).

Os representantes dos servidores criticaram o baixo índice oferecido pelo Executivo, que sequer repõe as perdas inflacionárias desde o último reajuste (avaliada hoje em aproximadamente 24%). Os diretores também enfatizaram que o encerramento desse processo de negociação não significa a dissolução da UCE. Outras pautas de reivindicações são consideradas fundamentais, caso da profissionalização da Administração Pública federal, da necessidade de se adotar critérios meritocráticos para a ocupação de cargos de confiança, da regulamentação da Convenção nº 151 da Organização Internacional do Trabalho - que dá normas sobre as relações de trabalho no serviço público - e da construção de uma política bem estruturada de gestão de recursos humanos para o setor.

No último sábado (25), o governo federal se recusou a negociar a proposta de reajuste que apresentou às carreiras de Estado e manteve o percentual de três parcelas de 5% incidentes em janeiro de 2013, 2014 e 2015. Na ocasião, as entidades da UCE se reuniram de forma conjunta com o secretário de Relações de Trabalho no Serviço Público (SRT/MPOG), Sérgio Mendonça, e apresentaram uma contraproposta com aumento de 24%, sendo 6% em 2013, 8% em 2014 e 10% em 2015. O governo, porém, não aceitou.

A próxima reunião da UCE está agendada para quarta-feira (29).

Assembleia da ANESP
Conforme deliberado pelos associados, a Assembleia Geral da ANESP iniciada na última sexta-feira (24) foi mantida aberta em caráter permanente e terá seu segundo encontro nesta terça-feira (28), às 12h30, no auditório do Ministério do Planejamento (Esplanada dos Ministérios, Bloco K, Subsolo – Brasília/DF).

Na ocasião os gestores decidirão se aceitam a proposta de reajuste apresentada pelo governo (três parcelas de 5%, incidentes em janeiro de 2013, 2014 e 2015). Caso a carreira rejeite, a campanha salarial será retomada em 2013.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP