Mais quatro categorias da União das Carreiras de Estado aceitam o reajuste salarial

Conversas com sindicatos foi reaberta na primeira quinzena deste mês para viabilizar acordo para 2013. Quantidade de servidores que terão aumento parcelado passou de 93% para 97,5% do total do funcionalismo

Mais quatro categorias que integravam a União das Carreiras de Estado – grupo formado durante a negociação salarial – decidiram aceitar a proposta de reajuste oferecida pelo governo. Também terão aumento de 15,8%, ao longo de três anos, os auditores e analistas da Receita Federal, auditores do trabalho, analistas e técnicos do Banco Central e analistas e agentes executivos da Susep e da CVM.

O governo havia encerrado as negociações no fim de agosto, quando foi enviado o PLOA 2013 ao Congresso Nacional, mas abriu a possibilidade de novos acordos neste mês. A proposta ainda teve adesão dos analistas e especialistas em infraestrutura e das carreiras e cargos de reforma e desenvolvimento agrário.

O Ministério do Planejamento já enviou ofício aos parlamentares solicitando correção no Anexo V do Orçamento para viabilizar o aumento às categorias em 2013. Com isso, passou de 93% para 97,5% o total de servidores com reajuste no próximo ano.

Campanha
A campanha salarial se arrastou entre janeiro e agosto de 2012. O processo foi marcado pela falta de negociação por parte do governo e pela inédita mobilização conjunta encampada pelas carreiras de Estado.

Por decisão de Assembleia e para manter posicionamento conjunto com o restante do ciclo de gestão do Executivo federal, a ANESP aceitou em agosto a proposta do governo. A mesma decisão foi tomada pela maioria das categorias que integravam a União das Carreiras de Estado.

Veja aqui as novas tabelas salariais para os EPPGGs em 2013, 2014 e 2015

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP

Leia mais
Editorial – Balanço sobre a campanha salarial