Comissão realiza audiência sobre direito de greve dos servidores

Servidores devem comparecer à audiência pública na quinta-feira para voltar a defender o arquivamento da proposta

Imagem: Divulgação / OIT

Imagem: Divulgação / OIT

A Comissão Mista de Consolidação de Leis e de Dispositivos Constitucionais promove na quinta-feira (20), às 13h, em local a definir no Congresso Nacional, audiência pública para discutir o anteprojeto de regulamentação do direito de greve dos servidores públicos.

O presidente da comissão, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), e o relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR), haviam tentado votar a proposta por diversas vezes, mas a pressão das centrais sindicais provocou sucessivos adiamentos. Apesar das vitórias parciais das centrais, os servidores devem comparecer à audiência pública na quinta-feira para voltar a defender o arquivamento da proposta, já que a proposta não contempla a demanda dos servidores públicos.

A proposta relatada por Jucá ataca os servidores por vários flancos, com destaque para a essencialidade de quase todos os serviços públicos, a definição do percentual de trabalhadores em greve, a possibilidade de corte de salários, a limitação à liberdade sindical ao criar critérios para que os sindicatos possam deliberar a greve, a judicialização do movimento permitindo que o Judiciário possa definir o fim da greve, entre outras.

No caso específico do Poder Judiciário e do Ministério Público da União, o relator pretende considerá-los como serviço essencial, fazendo com que 60% dos servidores tenham que trabalhar durante a greve.

Com este conteúdo, a proposta não trata de direito de greve, mas de limitar, ao máximo esse direito. Trata-se, pois, de uma proposta antigreve.

Fonte: DIAP