Retrospectiva da ANESP destaca em vídeo ações de 2020
Em um ano desafiador, marcado pela pandemia de covid-19, a ANESP apresenta sua retrospectiva, sistematizando em vídeo as principais ações implementadas ao longo do ano pela associação. Os 30 anos da carreira de EPPGG, o protagonismo dos gestores frente às políticas públicas, em especial no enfrentamento da pandemia de covid-19, o debate sobre a reforma administrativa e teletrabalho e o aperfeiçoamento da gestão da associação foram destaques em 2020.
Não há como negar. A pandemia colocou Estado e EPPGGs em evidência. Mais do que nunca, a carreira foi testada à luz das demandas decorrentes de intensas mudanças pelas quais o país passou a lidar. Neste âmbito, a ANESP atuou orientando seus associados sob os riscos da contaminação, realizando lives e publicando diversos conteúdos, produziu uma série de vídeos demonstrando a atuação de EPPGGs em diferentes frentes de mitigação da pandemia, atuou juridicamente buscando garantir as condições de teletrabalho quando as atividades laborais permitissem, editou um livro com artigos elaborados por membros da carreira sobre análises e resposta para a pandemia.
Ao longo do ano, a atuação parlamentar e jurídica foi essencial para orientar os debates frente às PECs 186 e 188, e a proposta de Reforma Administrativa, encaminhada pelo governo ao Congresso, por meio da PEC 32/2020. Uma articulação estreita se deu com o FONACATE (Fórum Nacional das Carreira Típicas de Estado) e com a Frente Parlamentar Mista de Defesa do Serviço Público buscando sempre que a ANESP estivesse participando ativamente das discussões técnicas e políticas acerca da PEC 32/2020. Uma marca da ação da ANESP no Congresso foi dialogar com parlamentares de amplo leque de partidos políticos em 52 reuniões realizadas.
A estratégia de comunicação da ANESP, que vinha sendo reestruturada, ganhou maior robustez após a pandemia de covid-19. A intensificação da produção de conteúdos técnicos e informacionais veio para promover uma maior visibilidade da atuação da Associação e dos integrantes da carreira de EPPGG. Mais de 300 conteúdos entre textos e vídeos foram publicados no site da ANESP, que ganhou uma modernização de layout e de navegação. As redes sociais foram priorizadas na comunicação com o público, foi criado o podcast Vozes, sobre gestão e políticas públicas, o boletim ANESP Informa foi aperfeiçoado e foi criado uma nova newsletter para o público externo, chamada ANESP Conecta. Uma nova edição da Revista Respvblica foi editada em dezembro. A partir da necessidade de ampliar o espaço de debates sobre Estado e a reforma administrativa, a ANESP criou a estratégia multiplataforma Que Estado queremos? que será lançada no início de 2021.
O atendimento dos associados foi priorizado ao longo do ano, com 637 registros efetivados por meio da gerência geral da ANESP. Convênios com instituições educacionais e de saúde foram renovados e 27 pareceres jurídicos foram emitidos pela consultoria jurídica nos temas previdenciário, licenças e teletrabalho.
2020 não foi simples. Mais do que uma prestação de contas, o vídeo que ora apresentamos nos traz a perspectiva de que há muito a ser feito e que em 2021 estaremos juntos na defesa da carreira e de um Estado que propicie direitos iguais para todos.