Tecnologia e educação são temas do 9º EPPGGs em Diálogo

A 9ª edição da série “EPPGGs em Diálogo – Gestão e Políticas Públicas” irá abordar o tema tecnologia e educação, sob a perspectiva das sinergias, desafios e oportunidades atuais. A live acontece na próxima quinta-feira, dia 18 de novembro de 2021, às 19h, e será transmitida pelos canais do Youtube e do Facebook da ANESP.

Este é o penúltimo encontro, de uma série de dez, realizado em 2021. O ciclo, que será finalizado em dezembro, é uma iniciativa conjunta da Fundação João Pinheiro, da ANESP e do SINDESP-MG, que busca explorar desafios em diversas políticas públicas por meio da experiência de EPPGGs federais e do estado de Minas Gerais.

Para debater o tecnologia e educação foram convidados: a EPPGG federal Renata Carvalho, que atua como Assessora de Inovação em Educação na Diretoria Executiva da Enap, e o EPPGG estadual Felipe Michel Braga, que é vice-Presidente do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais e assessor na Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto. O debate será moderado pelo coordenador do Observatório das Desigualdades da Fundação João Pinheiro (FJP), Bruno Lazzarotti Diniz Costa.

As competências para o desenho, implementação e monitoramento das políticas públicas educacionais são divididas entre os entes federados, cabendo a cada um responsabilidades diferentes, o que não afasta, mas pelo contrário, aumenta a necessidade de orquestração, alinhamento e compartilhamento.

Trata-se de um tema fundamental e central, uma vez que a educação é uma das dimensões determinantes para o exercício das faculdades humanas, tanto em nível individual, quanto coletivo; indo desde a infância até a vida adulta, sem limitação de idade. Educação é a base da formação do ser humano enquanto cidadão, abrindo caminhos para o desenvolvimento tanto do profissional-indivíduo quanto do próprio país.

Muitos são os desafios para prover a educação e, em um contexto de pandemia, de isolamento, eles se ampliaram fortemente. Dentre os muitos desafios podemos destacar a desigualdade de acesso e capacidade de garantir um ensino de qualidade e contínuo. Uma das formas encontradas para lidar com essa situação foi adotar a tecnologia como um meio de manter o direito-cidadão e o dever-público.  Porém, a utilização de tecnologias trouxe complexidades e algumas questões a serem enfrentadas e aprimoradas.

O tema educação e tecnologia não só agora ganha destaque, apesar de ter se intensificado significativamente. A tecnologia já é, em muitas áreas e, especialmente na educação, um recurso a ser considerado e empregado, seja para diversificar as estratégias de aprendizado, de conectar diferentes pessoas e atender diferentes necessidades. 

Quais as formas de adotar a tecnologia na política educacional? Quais os maiores desafios enfrentados? E as oportunidades? Em que situação está hoje o Brasil no uso da tecnologia na educação? Essas e outras perguntas serão foco no bate-papo dos nossos convidados no 9º EPPGG em Diálogo. 

Participantes

Renata Carvalho

Atua como Assessora de Inovação em Educação na Diretoria Executiva da Enap, contribuindo para identificação e implementação de metodologias e ferramentas que tornem a escola cada vez mais inovadora e capaz de atender à sua finalidade de capacitar os agentes públicos do Brasil para os desafios complexos do século XXI. EPPGG federal há quase 20 anos, já atuou em políticas públicas para a competitividade do setor de serviços; saúde internacional, vigilância sanitária e assessoria internacional. 

Felipe Michel Braga

Possui mestrado em International Educational Administration and Policy Analysis pela Universidade de Stanford (2015). É graduado em Ciências Econômicas pela UFMG (2009) e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2010). É EPPGG em Minas Gerais, onde trabalhou na Secretaria de Planejamento e Gestão (Programa Estado para Resultados), no Escritório de Prioridades Estratégicas e na Secretaria de Estado de Educação. Atualmente é Vice-Presidente do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, assessor na Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto,

Moderador: Bruno Lazzarotti Diniz Costa

Coordenador do Observatório das Desigualdades da Fundação João Pinheiro (FJP). Doutor em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 Serviço

Ciclo: EPPGGs em Diálogo: Gestão e Políticas Públicas

Tema: “Tecnologia e Educação: desafios e oportunidades”

Dia 18 de novembro | Quinta-feira | 19h

Transmissão: Youtube e Facebook da ANESP