Revista do Serviço Público abre chamada para edição sobre soberania digital

A Revista do Serviço Público está com chamada aberta para a edição especial “Administração Pública e Soberania Digital na Era da Transformação Tecnológica”. O EPPGG James Görgen é um dos editores do número, ao lado de Murilo César Ramos (UnB) e Túlio Chiarini (IPEA). As submissões podem ser enviadas até 15 de outubro.

A edição busca encorajar estudos que investiguem experiências concretas de implementação de políticas de soberania digital, análises comparativas entre diferentes modelos nacionais, bem como impactos dessas políticas na efetividade e legitimidade da ação estatal, além de reflexões teóricas sobre as transformações do Estado na era digital.

O objetivo é reunir estudos e pesquisas autorais inéditas, teóricos e empíricos, sob diversos prismas metodológicos e disciplinares, especialmente nos campos das políticas públicas e gestão governamental, ciência política, economia, direito, informação, comunicação e tecnologia. A edição procurará reunir as reflexões de pesquisadores, especialistas e gestores públicos, que se sintam desafiados e estimulados por questões como:

  1. Qual conceito de soberania digital deve ser articulado para desenvolver e fortalecer as capacidades estatais do Brasil e que seja útil na prática para formuladores de políticas públicas?

  2. Quais seriam as experiências mais relevantes de autonomia tecnológica e soberania digital em serviços digitais públicos e administrativos de diferentes países como membros dos Brics+, da Europa e da Ásia?

  3. Como devem ser estruturadas as capacidades da administração pública federal para o maior controle e autodeterminação de suas infraestruturas digitais e dos dados sob sua custódia?


Veja os detalhes da chamada aqui.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS