Nota de pesar: Roseli Faria
É com profunda tristeza que recebemos, na manhã desta quinta-feira, 11 de setembro, a notícia do falecimento da servidora pública Roseli Faria, que vinha lutando contra um câncer.
Economista formada pela USP, Roseli integrava a carreira de Analista de Planejamento e Orçamento (APO) desde 2012. Foi presidenta da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) no biênio 2019-2020 e vice-presidenta entre 2021 e 2024. No serviço público, atuou em diversos ministérios – Planejamento, Orçamento e Gestão; Desenvolvimento Social/Cidadania; Justiça e Segurança Pública; e Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Em todos eles, destacou-se por aliar excelência técnica à defesa da inclusão social, da equidade de gênero e da luta antirracista.
Ao lado da ANESP, foi uma parceira incansável durante o enfrentamento à PEC 32, da Reforma Administrativa, nos anos de 2020 e 2021, período em que presidia a Assecor. Nesse contexto de ataques ao Estado e aos servidores públicos, Roseli liderou, junto a outros colegas, a criação da Articulação Nacional das Carreiras Públicas para o Desenvolvimento Sustentável (ARCA) – um espaço de mobilização em defesa de um modelo de Estado soberano e sustentável.
O velório será realizado nesta quinta-feira (11), em Brasília, no Cemitério Boa Esperança, Capela 10, das 15h às 17h. Após a cerimônia, o corpo seguirá para Sorocaba, em São Paulo.
A partida de Roseli Faria é devastadora. Mulher negra, conquistou espaços decisórios e sempre atuou guiada pelo compromisso com os mais pobres, com as mulheres e com a população negra. Sua presença fará imensa falta nas lutas que ainda temos pela frente.
A ANESP se solidariza com familiares e amigos de Roseli neste momento de profunda dor.