Nota: ANESP em defesa da soberania nacional

A ANESP manifesta seu repúdio às ações que estão sendo perpetradas pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra a sociedade e o Estado brasileiros. Sob o falso argumento de promover maior justiça nas relações comerciais, Donald Trump ameaça nosso país com tarifas arbitrárias e desproporcionais. Ao estabelecer uma intromissão inaceitável nos assuntos internos do Brasil, o Presidente estadunidense parece demonstrar seu inconformismo com os rumos do julgamento e das condenações impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro e a um tratamento supostamente injusto que estaria sendo dispensado às empresas de tecnologia do seu país que atuam no Brasil. Entretanto, o motivo real é a busca do domínio político e geopolítico sobre uma nação soberana

Ao exigir que as decisões adotadas de forma democrática e republicana no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF) sejam revertidas para que as tarifas sobre as importações provenientes do Brasil não se imponham, Trump propõe uma violência inaceitável sobre a ordem política e institucional de nosso País. O cenário se agravou ainda mais com a negativa de visto para ingresso nos EUA da maioria dos membros do STF. Finalmente, foi aplicada indevidamente, segundo os próprios juristas do seu país, a Lei Magnitsky, contra um Ministro da Suprema Corte do Brasil.

Além disso, Trump avança ainda mais contra a soberania nacional, ameaçando medidas de retaliação caso o Brasil não ceda às pressões de empresas estadunidenses, especialmente as que atuam na área da tecnologia e das finanças. Por outro lado, ele advoga em prol de empresas que exploram minerais e terras raras, tentando dar maior liberdade à sua atuação no Brasil. A abertura de uma investigação no âmbito da Seção 301 da Lei de Comércio também é algo preocupante, uma vez que seu resultado, que pode vir a se transformar em barreiras não-tarifárias, também pesa em nossa balança de serviços.

Nossa associação Sindical sempre lutou por um Estado soberano e que promova justiça na defesa da população brasileira. Neste momento em que se vê, com tanta clareza, uma tentativa de intromissão dos assuntos internos de nosso País, a ANESP presta sua inteira solidariedade a todas as instituições e lideranças políticas que estão sofrendo a arbitrariedade do mandatário estadunidense. 

Manifestamos nossa indignação e exigimos a retirada de todas as medidas anunciadas pelos Estados Unidos contra agentes públicos brasileiros, bem como a retirada das tarifas discricionárias para o comércio internacional.

O momento é de união de todas as forças políticas e movimentos sociais em defesa da soberania nacional, denunciando os atos que têm por origem os interesses estadunidenses e dos quais um pequeno grupo político tenta se valer para defender causas próprias, em detrimento dos interesses nacionais.

A Diretoria da Anesp em 1° de Agosto de 2025.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS