“Mutações: a sensibilidade e a construção do mundo”: série de conferências tem apoio da ANESP
Entre agosto e outubro deste ano, ocorrerão 20 conferências vinculadas ao ciclo “Mutações: a sensibilidade e a construção do mundo”, com curadoria de Adauto Novaes. Os eventos são promovidos pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e têm apoio da ANESP.
Entre os conferencistas, destacam-se nomes como Lilia Schwarcz, historiadora e antropóloga, professora titular da USP e da Universidade de Princeton (EUA); os filósofos Vladimir Safatle e Marilena Chauí; e Pascal Dibie, professor na Universidade Paris VII Denis-Diderot, onde dirige o Laboratório de Antropologia Visual e Sonora do Mundo Contemporâneo; entre vários outros.
Os encontros são gratuitos e não há necessidade de inscrição. Eles acontecem na sede da FCRB (Rua São Clemente, 134, Botafogo, Rio de Janeiro) e também, em outras datas, no Centro de Pesquisa e Formação do SESC, em São Paulo (Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar).
No Rio de Janeiro, já nesta terça-feira (13), Safatle fará palestra sobre “como construir esteticamente um povo”. No dia seguinte (quarta-feira, 14), o filósofo francês Francis Wolff debate “Da sensibilidade humana às artes universais”; e na quinta-feira (15) José Miguel Wisnik fala sobre “As criaturas sensíveis”. Haverá transmissão, sempre às 18h, pelo canal no Youtube da FCRB – acesse aqui.
Mais informações aqui.