Memorial para Ludmila Deute Ribeiro

WhatsApp Image 2021-06-28 at 13.13.27 (1).jpeg

Este é o memorial da nossa colega Ludmila Deute Ribeiro, EPPGG da 1ª turma. Ela nos deixou no dia 26 de junho de 2021. Aqui é um espaço para homenagens, lembranças, relatos de convivência, além de manifestações de apoio à família e aos amigos, para que não nos esqueçamos de Ludmila. Escreva o seu.


Ludmila significa “amada pelo povo”, “querida pelo povo”, ou, simplesmente, “a favor do povo”.

Ludmila era uma pessoa especial, muito dedicada. Como profissional, era conhecida por sua seriedade no trabalho e por um profundo compromisso com a causa pública. Ela era uma incansável estudiosa e manteve esse ímpeto mesmo depois de se aposentar, com a continuidade de seus estudos e pesquisas na universidade. Sua partida, tão prematura quanto inesperada, vai deixar as marcas de um belo exemplo e muitas saudades
— Paulo Kliass
Deixe sua mensagem: Ludmila foi minha colega da 1ª Turma na ENAP, e ao longo de mais de três décadas compartilhamos essa trajetória que foi bruscamente interrompida. Sempre foi uma pessoa ativa, disposta, estudiosa, criativa, multidisciplinar, e aberta ao diálogo. Tinha suas próprias idEias, e apostava na inovação e na tecnologia para a solução dos desafios do futuro, e na ruptura com os anacronismos do passado que ainda hoje nos condenam ao atraso. Sua longa relação afetiva com o meu amigo e ex-Presidente Ciro Fernandes nos tornou mais próximos, e a sua perda irreparável nos deixa perplexos, e até desanimados. Afinal, se há alguém que ainda tinha muito a fazer na vida, era a Ludmila. Ela deixará saudades, e um enorme vazio na vida de todos que com ela conviviam e compartilhavam o dia a dia, mas também para nós, seus amigos, acostumados com sua presença constante e polêmica. Que Deus a acolha em sua grandeza.
— Luiz Alberto dos Santos
Eu estou muito triste com a morte da Ludmila. Tão cheia de vida, e de curiosidade, no desejo de descobrir!
Fomos colegas na Subchefia de Assuntos Federativos.
Nos intervalos para o lanchinho, saíamos para conversar. Eu tinha o prazer de ouvir sobre as descobertas em ciência e tecnologia (c e t)que a Lud fazia vendo séries de canais fechados com o conteúdo de c e t. Eu me deliciava com tanto saber e novidades na ciência, e com as mediações da mídia. Eu, egresso dos estudos da ciência, tinha um baita aprendizado com minha amiga.
Ela se entusiasmava e me contava os desdobramentos nos estudos e pesquisas que fazia a partir desses novos saberes instaurados.
Lud teve uma experiência com a política pública de c e t e lhe foi muito marcante. Deixou para mim também grandes aprendizados desses novos actantes na tecnociência, conectando mídias e Estados.
— Marcello Barra
Ludmila nos deixou grande legado. Nossos sentimentos e orações por ela! Deus conforte familiares e amigos!
— Elder Linton Alves de Araujo
Conheci a Lud quando ela era Coordenadora Geral de estudos Previdenciários e Sociodemográficos. Uma mulher inteligentíssima e muito doce. Saudades eternas!
— Maria Tereza Pasinato
Ludmila sempre contribuiu crítica, reflexivamente sobre os mais diversos aspectos do pensar o Estado e políticas públicas.
Muito dura essa perda repentina. Deixo aqui os meus sentimentos ao bom colega e “buddy” Ciro, que passa por essa barra e sequer um abraço pessoal podemos dar. Muita Luz para ela e para a sua família!
— Maurício Fleury Curado
Grande Ludmila!
— Luis Sá
Fiquei chocado com a partida repentina da colega Ludmila.
Trabalhamos lado a lado na Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República.
Uma mulher fina, educada, muito inteligente, agradável no trato.
Foi uma profissional que não era de cumprir tabela, perspicaz, olhar arguto, buscava inovar.
Uma estudiosa e pesquisadora apaixonada, que passeava em várias áreas do conhecimento, com propriedade, sem arrogância ou soberba.
No trato das políticas públicas Ludmila mergulhava fundo e voava alto.
Mas para além do seu caráter seu amor pela justiça e pela liberdade são legados a nos inspirar.
— Valmir Dantas
A partida de nossa colega querida, inteligentíssima e sempre agregadora chocou a todos nós. Não tendo ingressado na carreira, perdi o contato direto com a Lud, mas pude acompanhar, ser acompanhado e interagir com ela pelas redes sociais. Que ela possa servir de exemplo a todos os que lidam com a coisa pública, pelo seu empenho e dedicação e que seus familiares possam se orgulhar de sua trajetória e convivência amorosa. Fiquem bem.
— Hugo Fernandes Junior
Recebi com muita tristeza a passagem da Ludmila para outra dimensão. Ela era uma amiga enapiona bastante querida entre os EPPGG da 1ª Turma e por todos aqueles que tiveram o prazer de desfrutar de sua convivência. Isso porque ela tinha uma suavidade e sinceridade ao falar/pensar, além de possuir uma inteligência rara, destemida, inquietante e curiosa. Tinha uma crença robusta na ciência que só os físicos possuem. Deixa um vácuo importante no pequeno, mas seleto e brilhante, grupo das mulheres da 1ª Turma. Meus sentimentos ao Ciro e familiares pela perda. Tenho a convicção de que Deus à espera de braços abertos, pois ela viveu o bom combate!
— Adelmar Torres
A passagem de alguém tão cedo é sempre algo que nos surpreende. Não conhecia Ludmila pessoalmente, apenas pelas redes sociais. Pessoalmente, não creio na morte. Por isso mesmo, considero que, no lugar iluminado em que se encontra, terá início uma etapa de mais Sabedoria e Amor para nossa Amiga. Fique com Deus.
— Anke Moraes
Ludmila fez parte do reduzido grupo de mulheres da 1ª turma, éramos cerca de 10% do total. Neste pequeno contingente, Ludmila ocupou um lugar especial, pelas características muito próprias de personalidade e de visão de mundo. Física de formação, possuía uma inteligência questionadora e aberta a novas possibilidades. Na vida real, era otimista e acreditava que tudo ia dar certo, apesar das angústias por um curso tão longo e a incerteza pela ausência da carreira. Como gestora, colocou sua expertise a favor do aperfeiçoamento e da inovação. Partiu de forma inesperada, como um pássaro que abandona o ninho quando é hora de migrar. Guardarei comigo a lembrança do sorriso de Ludmila, que aparecia maroto sempre que nos vencia com suas irrefutáveis argumentações.
— Leila Capella
Meus sentimentos sinceros à família e amigos. Parabéns pela bela trajetória pessoal e profissional da Ludmila.
— Glauco Avelino Sampaio Oliveira
Fomos colegas da 1ª turma de Gestores/Enapiões, Ludmila era uma das poucas mulheres na turma, sempre agregadora, calma, de fácil diálogo, didática. Permaneça assim em outras dimensões!
— Rodrigo Rodrigues
Eu e Lud fomos da mesma primeira turma e trabalhamos juntos durante muitos anos nos longínquos 90, tanto na Previdência, como nos Direitos Humanos. Ela era uma pessoa super dedicada ao que fazia e deu grandes contribuições profissionais. Sempre foi muito inquieta e curiosa e não foi por outro motivo que a morte a colheu, depois de aposentada, envolvida em mil projetos acadêmicos. Partiu precocemente. Vai fazer falta como pessoa e como profissional. Deus a tenha em seu conforto e também conforte os que ficam, Ciro, os filhos e os amigos.
— Marcelo Viana
Ludmila foi uma pessoa magnífica e sempre mostrava sorriso em seu rosto. Essa imagem nunca deve se apagar de nós.
— David De Andrade