CPNU tem novo chamamento do cadastro de reserva; 5 vagas são de EPPGG

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) convocou 254 pessoas do cadastro de reserva da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para matrícula nos cursos de formação, que compõem a terceira etapa do certame. Dessas, 5 vagas são para o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).

Essas 5 vagas são para preencher a lacuna de candidatos convocados para se matricularem neste segundo curso de formação e que não efetuaram as respectivas matrículas.                   

A convocação observa a ordem de classificação, as preferências indicadas no ato de inscrição e as manifestações de interesse em permanecer na lista de espera realizadas ao longo de 2025. A lista completa de convocados pode ser consultada no Diário Oficial da União e no site oficial do CPNU.

Cabe salientar que, desde a divulgação dos resultados do CPNU, a ANESP tem buscado estratégias para o aproveitamento do cadastro de reserva, de forma a dar vazão à demanda de EPPGGs no serviço público após 15 anos sem novos concursos. Assim, a nova convocação atende a uma necessidade – embora não a supra por completo. Por esse motivo, a ANESP está pleiteando junto ao MGI que sejam convocados mais 4 EPPGGs para preencher as vagas de 4 pessoas que terminaram o curso de formação anterior e não tomaram posse.

“O aproveitamento de todas as vagas autorizadas é de fundamental importância. Após muitos anos sem concurso para a carreira, o quantitativo ofertado no CPNU sequer compensou as vacâncias acumuladas durante esse período. Temos colegas altamente qualificados, capazes de contribuir de maneira significativa para o serviço público, aguardando na lista de espera”, afirma Raysa dos Santos Martins, que concluiu o curso de formação em 2025, assumindo como EPPGG no final do ano.

Matrículas e aulas

As matrículas começaram nesta terça-feira (13) por meio do site da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A formação específica para EPPGG tem 580 horas – a mais extensa entre as carreiras do CPNU – e será realizada em Brasília de modo presencial. O período das aulas pode ser consultado na área do aluno, no site da Enap.

As pessoas matriculadas poderão receber auxílio financeiro mensal correspondente a 50% da remuneração da classe inicial do cargo, conforme previsto na Lei nº 9.624/1998. Sobre o valor incidem os descontos legais e o benefício não é devido a servidoras e servidores federais que optarem por manter a remuneração do cargo efetivo. Em caso de abandono do curso, o valor recebido deverá ser restituído.

Com informações do MGI.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS