Claudio Maierovitch atualiza informações sobre a covid em entrevista à Carta Maior
Claudio Maierovitch, EPPGG e médico sanitarista que atua na Fiocruz Brasília, foi entrevistado pela Carta Maior. O objetivo da entrevista foi atualizar conhecimentos e cuidados sobre a pandemia, especialmente, sobre a nova variante do vírus, a Ômicron.
Como estão e o que indicam as curvas de novos casos e óbitos por Covid no Brasil? O que se sabe sobre a variante Ômicron? Como andam os esforços para descobrir remédios eficazes para a doença e para as sequelas, a chamada covid longa? Qual a importância das doses de reforço da vacina? A Fiocruz tem conseguido fazer seu trabalho? Quais cuidados são aconselháveis para as festas de final de ano? Estes são algumas perguntas percorridas na entrevista.
Sobre a média móvel de casos e de óbitos por covid, Maierovitch explica. “Minha interpretação é de que nós estamos com um vetor forte para diminuir que é a vacinação, tanto reduzindo casos graves e mortes como reduzindo, em alguma proporção, a transmissão, já que pessoas vacinadas transmitem menos do que pessoas não vacinadas mesmo que se infectem.”