Artigo no Apolitical resume 5 lições para desenvolvimento de prefeitos
Um artigo que relata as lições aprendidas junto a líderes locais no âmbito do programa implementado pela Enap “Liderando para o Desenvolvimento” foi publicado pela plataforma Apolitical.
A experiência vencedora da edição em 2021 do Prêmio Global Public Service Team of the Year, do Apolitical, na categoria Community Innovators, agora, ganha sistematização, no artigo “Training Mayors: 5 lessons on learning strategies for local leadership development”. O trabalho foi elaborado por profissionais que atuam na Enap: o EPPGG Rodrigo Torres (Diretor de Educação Executiva), Isadora Lacava (Coordenadora do Programa Liderando para o Desenvolvimento) e João Vitor Domingues (Coordenador Geral de Formação de Altos Executivos).
A partir da definição do problema, que se resume em atrair e engajar prefeitos, secretários estaduais e municipais em programas de capacitação, o artigo resume a importância da ação para as comunidades locais e para a implementação de melhores políticas públicas. Ele ainda aponta como solução estratégias de aprendizagem para líderes locais, a partir da experiência do Programa Liderando para o Desenvolvimento: 1) Você precisa de parceiros de nível local; 2) A comunicação simples é crucial; 3) Crie espaços para networking dentro e fora da sala de aula; 4) Deixe-os compartilhar suas dores e ganhos; 5) Você não terá todas as respostas, mas poderá ajudá-los a encontrar.
Sobre o Programa
O Programa Liderando para o Desenvolvimento visa capacitar lideranças de 27 estados brasileiros e 5.570 municípios existentes no país. Por meio dessa formação inovadora, o Programa busca aumentar a capacidade desses entes públicos para implementar melhores políticas públicas e promover uma gestão pública mais eficiente.
Ao longo dos 18 meses de implantação do Programa, ao todo, 900 lideranças locais foram capacitadas, de mais de 300 municípios, atingindo todos os estados brasileiros. Participaram 208 prefeitos e vice-prefeitos. Se somarmos a população das cidades atendidas, temos um alcance populacional de 16 milhões de cidadãos.
O Programa conta com o apoio de 20 instituições diferentes, incluindo ministérios do Governo Federal brasileiro, organismos internacionais, entidades do terceiro setor e associações municipais. Esse conjunto garantiu a governança efetiva do Programa, contando não apenas com financiadores, mas também com suporte técnico baseado na vocação e experiência de cada parceiro.