ANESP divulga planejamento estratégico a associados

Print planejamento anesp.png

Como parte do compromisso com a transparência na gestão, a ANESP apresenta aos associados o planejamento estratégico para o biênio 2020/2021. O processo realizado no primeiro semestre de 2020, contou com diversas atividades e envolveu membros da diretoria e associados, através da metodologia do design thinking.

A pandemia impactou o planejamento, que com o distanciamento social, tanto as atividades estruturadas quanto as ferramentas tiveram que ser adaptadas. Ao todo, foram realizadas 12 reuniões, entre encontros presenciais e virtuais.

Os resultados do planejamento consolidam ações que respondem aos compromissos da atual gestão e apontam para o desenvolvimento de oito novos projetos que dialogam com desafios da carreira, da Associação e do conjunto dos associados. Esse conteúdo fica disponível no site da ANESP e será publicado no próximo Boletim ANESP Informa.

“O investimento em um processo de planejamento mais denso é fruto do compromisso da atual gestão em propiciar a participação, a transparência e a profissionalização na condução dos trabalhos da ANESP”, afirma o presidente Pedro Pontual.

O planejamento foi conduzido pela Catálise, empresa com experiências bem sucedidas protagonizadas pelos seus fundadores em instituições como os ministérios da Educação e da Cidadania, o Fundo de População das Nações Unidas e o GNova da Enap.

A metodologia de design thinking tem como uma das vantagens a construção colaborativa e a harmonização dos conflitos entre partes com opiniões diferentes. “Ao fazer alguns alinhamentos estratégicos importantes fica muito mais fácil discernir programas estratégicos dos táticos ou operacionais. A construção colaborativa diminui os pontos cegos da equipe e aumenta a chance de boas inovações surgirem”, explica Tomaz Vicente Santos, cofundador da Catálise.

Um convite para ampla participação da carreira foi feito para a oficina de Ideação, porém houve baixa adesão. A oficina foi realizada por meio virtual e serviu para que EPPGGs opinassem e formulassem propostas para atender aos desafios relacionados à defesa e à promoção da carreira, bem como ao atendimento da Associação e dos associados. Um dos projetos constantes no resultado do planejamento surgiu desta oficina.

Além do compartilhamento do planejamento, os próximos passos consistem em iniciar a implementação dos projetos, que virá acompanhada de um monitoramento simplificado, em que os associados poderão acompanhar a evolução e contribuir com as ações. O site da ANESP e o Boletim ANESP Informa serão os principais meios para a comunicação desses resultados.

Acesse o planejamento aqui.

Gabriel Hoewell