A importância da combinação de políticas públicas é tema de artigo de EPPGG no Estadão
A pandemia de Covid-19 expôs os limites de medidas pontuais definidas por dirigentes ou tomadores de decisão, do ponto de vista das ações governamentais, para sanar seus efeitos diretos e indiretos, apontando a necessidade cada vez mais de policy mix ou políticas públicas combinadas que ataquem a complexidade do problema.
Em artigo publicado na terça, dia 14 de julho, no jornal O Estado de São Paulo, o EPPGG, Doutor em Ciência Política e Professor de Pós-graduação da Enap e do Idp, traz esse debate com o provocante título “É a Combinação de Políticas, Estúpido!”, que faz alusão à frase de James Carville, assessor do então candidato à presidência dos Estados Unidos (EUA) Bill Clinton, que disse “It’s the economy, stupid” (É a economia, idiota) chamando atenção para o papel da economia naquele contexto.
Assim, Pedro destaca no texto o fato de que as interações entre um conjunto de instrumentos de políticas públicas (ações para solucionar um problema) podem evitar sobreposições, desperdícios e retrabalho, bem como gerar sinergia, complementariedade e, consequentemente, aumentar as chances de efetividade. Bem como, concatenar e implementar boas combinações de políticas públicas demanda ainda estilo de gestão com capacidade analítica, estratégia flexível e visão holística do problema e das medidas adotadas. Acesse o artigo.