Reunião do Fonacate debate como ajudar no combate à crise do coronavírus
Em reunião extraordinária por videoconferência nesta quarta (25), as entidades que integram o Fonacate (Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado) debateram como os servidores públicos podem ajudar no combate à crise decorrente da pandemia de Covid-19. O corte de salários foi criticado e apontado como potencial agravante da crise.
“Este é um momento em que o governo precisa dos seus melhores servidores públicos a postos, gerando alternativas e propostas do ponto de vista de políticas públicas e soluções de gestão de recursos. O Estado tem um patrimônio intelectual relevante em suas carreiras e servidores, e não queremos que este patrimônio seja subutilizado ou desvalorizado justamente quando é mais necessário”, afirmou Pedro Pontual, presidente da ANESP e representante da associação na reunião.
Estiveram na pauta propostas econômicas, de atuação das carreiras, e debate sobre propostas legislativas. As afiliadas devem produzir, nos próximos dias, informações atualizadas de como as carreiras estão atuando para o enfrentamento da crise.
As entidades ainda avaliam propostas para obtenção de recursos para o enfrentamento da crise. Elas serão reunidas e entregues ao Congresso. Também serão elaborados pareceres técnicos sobre a constitucionalidade de medidas de corte de salários e proventos de servidores ativos, aposentados e pensionistas.
Nova reunião na próxima segunda deve definir os próximos passos.