Equipe e agenda de trabalho da Seges é apresentada aos EPPGGs em evento com apoio da ANESP

Clique na foto e confira o álbum completo do evento no Flickr da ANESP.

Clique na foto e confira o álbum completo do evento no Flickr da ANESP.

A nova equipe, a agenda de trabalho e as pautas prioritárias da Secretaria de Gestão (Seges), unidade que integra a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, foram apresentadas aos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) na manhã desta sexta-feira (1º). Realizado pela Seges e apoiado pela Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), o encontro ocorreu no auditório Celso Furtado, no Bloco K da Esplanada dos Ministérios.

Clique aqui e acesse o álbum de fotos completo no Flickr da ANESP.

Cerca de 70 EPPGGs estiveram na ocasião. Lideradas pelo Secretário de Gestão, Cristiano Heckert, as falas abordaram questões como a divisão organizacional da Seges no novo modelo estrutural do Ministério da Economia, com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital; a visão da Secretaria de Gestão sobre a atuação dos EPPGGs na administração pública; e os projetos encampados no âmbito da gestão da carreira. Os participantes puderam também tirar dúvidas e registrar opiniões sobre tópicos relacionados a movimentação, capacitação e atuação da carreira.

“O objetivo do evento foi aproximar a Seges dos gestores. A Seges é a casa dos gestores. É preciso que cada um de nós, profissionais, se identifique assim. Para isso é importante conhecer a agenda de trabalho da Seges: como nós estamos estruturados, quais os nossos projetos prioritários e como que o gestor, independentemente de onde estiver alocado, pode contribuir para a disseminação e implementação dessa agenda”, comentou o Secretário Cristiano Heckert.

Participante da mesa na abertura do evento, o EPPGG Gleisson Rubin, Secretário-Executivo Adjunto do Ministério, mencionou que pela primeira vez o Secretario de Gestão é nomeado com o respaldo de uma lista tríplice elaborada pelos EPPGGs e compartilhou a visão dos dirigentes da Pasta sobre a carreira. “A leitura que temos, e que é compartilhada pelos nossos dirigentes, é de que a carreira de EPPGG é uma das carreiras que compõem a elite da Administração Pública Federal, o que traz consigo a expectativa de que as entregas se associem a essa visão. Sabemos o tanto que podemos contribuir, o tanto que podemos agregar, o tanto que temos de experiência. O que se espera dessa carreira é protagonismo”, declarou. 

O Presidente da ANESP, Alex Canuto, também lembrou que o atual Secretário de Gestão foi o nome mais votado na lista tríplice apresentada pela entidade. "Criamos um novo mecanismo de interação da carreira com a Administração, agora temos que consolidar e institucionalizar este instrumento, para que no futuro possamos ampliá-lo também para a sucessão de outros cargos relacionados à atuação dos EPPGGs, como a Enap (Escola Nacional de Administração Pública), por exemplo".

Alex Canuto também ressaltou o momento de ampliação da parceria entre a Associação e a Secretaria e os benefícios que podem gerar para os EPPGGs. “Estamos finalizando o termo de parceira para promover o aperfeiçoamento da gestão da carreira e o intercâmbio de melhores práticas, tendo o banco de dados, em fase final de construção, como primeira entrega. Com esses dados, e com a contribuição de cada EPPGG em atualizar constantemente a plataforma, teremos informações qualificadas e poderemos ampliar nossa ocupação de espaços estratégicos, a exemplo da Seges e da Presidência da Enap”, pontuou Canuto.

O Vice-Presidente de Comunicação da ANESP, Gabriel Dizner, elogiou a iniciativa da Seges e lembrou a importância das plataformas de comunicação da Associação como meio para colaborar com o fortalecimento da imagem da carreira. "Nomeações, participações em políticas públicas, conquistas acadêmicas, publicações de artigos e livros, além da publicação de vagas disponíveis para a carreira, são exemplos de feitos que colaboram para reforçar a rede de gestores e para a construção de uma boa imagem perante entes governamentais e a sociedade”. O dirigente enfatizou, ainda, a importância de os associados buscarem o apoio da ANESP na divulgação de realizações profissionais relevantes, e colocou a equipe de comunicação da Associação à disposição para contribuir no sentido de repercutir uma imagem positiva da carreira junto à opinião pública. 

Ao longo do evento, compuseram a mesa as seguintes autoridades do Ministério da Economia: o Secretário-Executivo Adjunto, o EPPGG da 4ª Turma Gleisson Rubin; Cristiano Heckert, Secretário de Gestão e EPPGG da 10ª Turma; Luis Felipe Salin Monteiro, Secretário de Governo Digital; as EPPGGs da 16ª Turma Elise Gonçalves, Secretária Adjunta da Seges, e Virgínia Bracarense Lopes, Diretora da Central de Compras; o EPPGG Tito Fróes da 11ª Turma, Coordenador-Geral de Gestão das Carreiras Transversais; a Diretora de Departamento de Transferências Voluntárias, Deborah Arôxa; Christiano Resende, Diretor Substituto do Departamento de Modelos Organizacionais e EPPGG da 9ª Turma; e Wesley Lira, Diretor do Departamento de Normas e Sistemas de Logística.

Clique aqui e acesse o vídeo com a íntegra do evento (disponível no canal do Ministério da Economia no Youtube).