Assembleia Geral aprecia contas de 2018 e 2019, atualizada até outubro

A Assembleia Geral realizada na terça-feira (10) - última da gestão que finalizou o mandato em dezembro deste ano -, deliberou pela aprovação das contas do ano de 2018 e apreciou as receitas e despesas de 2019 (até outubro - último balancete disponível).

Confira abaixo mais informações sobre o que foi apresentado.

2018

A ANESP verificou em 2018 receitas de R$ 1.048.811,44 e despesas de R$ 1.151.048,73, o que resulta em déficit de R$ 102.237,29 (9,75% das receitas). O resultado negativo era esperado pela Diretoria 2017-2019, mesmo com as medidas de contenção de despesas sugeridas pelo Conselho, tais como a não realização de confraternizações de fim de ano e lançamentos de Respvblica fora de Brasília; a redução de despesas com deslocamentos de diretores para atividades da ANESP fora de Brasília; e a contenção de gastos rotineiros (materiais de expediente, manutenção, entre outros).

O relatório ressaltou ainda que, em Assembleia Geral realizada em 1º de março de 2018, foi aprovado, com a negativa dada pelos associados em votação eletrônica ao aumento de mensalidade, autorização para que a Associação operasse em déficit de até 48% das receitas.

O parecer do Conselho levou em consideração o esforço para redução do déficit e sugeriu aprovação das contas. A Assembleia decidiu seguir o relatório dos conselheiros, enfatizando contudo maior necessidade de transparência sobre o relatório financeiro ora apresentado.

Confira abaixo a íntegra da prestação de contas e do parecer do Conselho.

- Relatório Financeiro 2018
- Parecer do Conselho sobre contas de 2018

2019

A ANESP observa até outubro de 2019 receitas de R$ 778.884,12 e despesas de R$ 857.281,14, o que resulta em déficit de R$ 78.397,72 (10,06% das receitas). Os ativos da Associação totalizam R$ 1.438.863,30, sendo R$ 1.219.640,96 em ativos circulantes.

O relatório apresentado indica que o resultado negativo está dentro do limite de déficit autorizado em votação eletrônica em março de 2018 e se deve basicamente: 1. à frustração de receita ocorrida no mês de maio/2019 - na ocasião, não houve recolhimento das mensalidades por descumprimento de decisão judicial por parte do Ministério da Economia, o que reduziu em aproximadamente R$ 78 mil as receitas daquele mês; e 2. à demissão de um colaborador, o que resultou em verbas rescisórias de quase R$ 58 mil.

Foi observado que as despesas para realização da festa de fim de ano aumentaram aproximadamente R$ 40 mil em 2018 e 2019, em comparação com 2017. O relatório explica que isso decorre de aprovação em Assembleia Geral realizada ainda em 2018, quando se deliberou por realização de confraternização de fim de ano com investimento maior do que o de 2017.

A Diretoria 2017-2019 ressaltou ainda que a ausência de reajustes na mensalidade - o último ocorreu em 2010 -, conjugada com os reajustes anuais de despesas ordinárias - reposição inflacionária, em grande parte - vem pressionando a cada ano o aumento nominal das despesas.

Os associados participantes aproveitaram a ocasião para tirar dúvidas sobre as principais variações nas despesas de 2019 em comparação com 2018 e 2017, como as bancárias, as com viagens de diretores, as de assessoria de comunicação, de taxas contributivas do Fonacate, entre outras. As explicações estarão refletidas na minuta de ata da Assembleia, ainda em produção.

Também foi esclarecido que as contas de 2019 ainda passarão por aprovação em 2020, quando todos os balancetes do ano estiverem disponíveis, uma vez que trata-se de relatório atualizado somente até o mês de outubro.

Confira abaixo a íntegra do relatório das contas de 2019.

- Relatório Financeiro 2019