ENAP lança Caderno Desafios e Condicionantes para a Implementação da Agenda dos ODS na quarta-feira (26)

ODS e políticas públicas no Brasil thumb.jpg

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lança, às 8h30 da quarta-feira (26), o Caderno Desafios e Condicionantes para Implementação da Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Social (ODS) na Administração Pública Federal Brasileira. O evento será realizado na Sala Inovatio, na sede da Escola. Interessados em participar devem se inscrever pelo e-mail pesquisa.enap@enap.gov.br.

O Caderno produzido pela equipe de pesquisadores da Enap traz dados inéditos sobre os desafios e capacidades de implementação da Agenda dos ODS na Administração Pública Direta brasileira. A iniciativa tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa e promover debate entre gestores públicos, pesquisadores e acadêmicos interessados na Agenda 2030.

ODS e Agenda 2030

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é o centro da Agenda 2030, plano de ação dos países membros da Organização das Nações Unidas, que atua nas dimensões econômica, social e ambiental. O documento pode ser acessado pelo site do instituto e contém as propostas de metas brasileiras, tais como: acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e aqueles em situações de vulnerabilidade, a alimentos saudáveis; eliminação das desigualdades de gênero e raça na educação e garantia equânime de acesso e permanência em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino; fim do desmatamento ilegal em todos os biomas brasileiros, com ampliação da área de florestas sob manejo ambiental sustentável; renda per capita mensal de pelo menos R$ 226,14, com crescimento econômico anual médio de 2,55%.

A construção do documento, que contém mais de 500 páginas e ainda será aberto a consulta pública pela internet, envolveu 75 órgãos públicos e mais de 600 especialistas e técnicos governamentais, que participaram dos debates e enviaram sugestões incorporadas às metas nacionais. O documento está em destaque na exposição ODS, organizada pela Enap.

Assista o vídeo em que a Representante do Ipea na Comissão Nacional dos ODS da Presidência da República apresenta pontos do documento apresentado às Nações Unidas.

A Exposição ODS

A Enap, por meio da Coordenação-Geral de Gestão do Conhecimento, realiza a exposição virtual ODS e Políticas Públicas no Brasil. A iniciativa tem como objetivo proporcionar um espaço para dar visibilidade à incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas ações do governo brasileiro e da sociedade.

Por meio de um ambiente colaborativo, com circuito expositivo dinâmico, os visitantes podem navegar livremente e conhecer sites, plataformas, iniciativas, documentos, fotografias, vídeos e produções técnico-científicas de instituições envolvidas com os ODS no Brasil, distribuídas em quatro categorias: Escolas de Governo e ODS; Governo Nacional e ODS; Governos Subnacionais e ODS; Sociedade e ODS.

Os interessados em enviar conteúdo para ser divulgado na exposição devem entrar em contato com a equipe da Coordenação Geral de Gestão do Conhecimento da Enap pelo e-mail cgcon@enap.gov.br, ou telefone (61) 2020-3031.

Saiba mais sobre os ODS e Políticas Públicas no Brasil na exposição virtual da Enap.