Assista ao primeiro programa da série Meritocracia em Foco realizada pela TV ANESP

Está disponível na fanpage facebook.com/eppgg o primeiro programa da série Meritocracia em Foco. Ancorado pelo Presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), Alex Canuto, o episódio de abertura tem como convidada a professora pós-doutora Lívia Barbosa.

Durante pouco mais de 40 minutos as discussões abordam os conceitos "sistema de mérito”, "ideologia de mérito", "igualdade de oportunidades”, “meritocracia”, dentre outros correlatos, debatendo seus significados, circunstâncias geográficas, culturais e históricas e a distância entre o uso comum do termo e o uso dele pela academia.

Este é o primeiro programa da série sobre Meritocracia. Na sequência, os programas com o professor Marcelino Tadeu de Assis e a professora Neuza Chaves irão ao ar nos próximos dias.

Confira abaixo a íntegra do vídeo:

Sobre Lívia Barbosa

Possui graduação em Museologia pela Museu Histórico Nacional (1969) , graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1970) , mestrado em Ciências Socias pela University of Chicago (1975) , doutorado em Antropologia Social pela Museu Nacional – Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) , pós-doutorado pela Universidade de Tóquio (1996) e pós-doutorado pela Museu Nacional- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1996).Tem experiência e pesquisas na área de cultura brasileira, antropologia política, consumo e organizações. Foi visiting scholar na Universidade de Notre Dame, Indiana, Estados Unidos e na Universidade de Rork, na Inglaterra. É autora de numerosos livros entre os quais se destaca O Jeitinho Brasileiro ou a Arte de ser mais igual que os outros, Igualdade e Meritocracia, Cultura e Diferença nas Organizações, Sociedade de Consumo, Cultura e Empresas, Cultura, Consumo e Identidade em parceria com Colin Campbell, e Rice and Beans em parceria com Richard Wilks. Atualmente é diretora da Socius Consultoria e presta consultoria a várias organizações e empresas. É membro de vários conselhos acadêmicos de diferentes organizações.