Enterro da reforma da previdência é a vitória do mérito sobre a politicagem corrupta, afirma Presidente da ANESP

Clique aqui e confira o álbum completo no Flickr

O Presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), Alex Canuto, esteve presente ao ato desta terça-feira (20), que enterrou simbolicamente a reforma da previdência. O ato ocorreu um dia depois de o governo federal assumir publicamente que desiste da aprovação da PEC 287. O manifesto foi uma realização da Pública - Central do Servidor com o Fonacate, entidades as quais a ANESP é filiada.

Para Alex Canuto, o anúncio da desistência por parte do governo é uma conquista do mérito sobre os conchavos políticos. "Essa vitória que nós tivemos é uma vitória das pessoas que estudaram e passaram em concurso público, que foram investidas em cargo público pelo seu mérito individual, contra a velha política corrupta que está lá no Palácio do Planalto”, lembrou. 

Confira abaixo os principais trechos do discurso do Presidente da ANESP.

Mérito x politicagem

Essa vitória que nós tivemos é uma vitória das pessoas que estudaram e passaram em concurso público, que foram investidas em cargo público pelo seu mérito individual, contra a velha política corrupta que está lá no Palácio do Planalto. A velha política sim quer preservar seus privilégios. A velha política tem medo de perder seu foro privilegiado porque tem medo de investigação, porque tem o rabo preso. A vida inteira foi privilegiada, mamou nas tetas do governo com corrupção. É essa a velha política que agora quer jogar a culpa do desajuste fiscal nos servidores públicos que estudaram para passar em concurso público. Nós não permitimos que isso acontecesse.

Histórico do fim da reforma

Quero aqui fazer o resgate histórico desses 14 meses de briga contra a reforma da previdência. Quando ela foi colocada em pauta, a resistência era menor porque o sentimento era de uma grande vaquinha nacional para cobrir o déficit orçamentário. Uma vez que o governo começa a anistiar sonegador, liberar emenda parlamentar - um governo que contribuiu para o esquema do BNDES de criar campeões nacionais fabricados e que criou esse rombo enorme no orçamento - governo corrupto, antecedido por um governo igualmente corrupto, vem agora dizer que a culpa é de quem trabalha certinho pra receber seu salário no final do mês? Que se aposenta depois de trabalhar a vida toda?

É preciso negociar com os servidores

Que o recado fique aqui para o próximo governo que estará no Palácio a partir do próximo ano e para os parlamentares: se mexer com a gente, não vai reformar nada. Se mexer com o servidor público, não vai passar nada no Congresso. Esse é o recado que fica com a reforma da previdência. É muito difícil ter alguém com moral para dizer que o servidor público é privilegiado. Enquanto tiver privilegiado no Palácio do Planalto nós não vamos permitir que mexam com a aposentadoria de quem trabalha a vida toda honestamente, de quem chegou onde chegou por mérito individual. Esse é o recado que tem que ficar.