A igualdade no centro do desenvolvimento sustentável é tema de seminário promovido pela Enap e CGEE

Clipping: Enap

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) vão realizar, no dia 06 de junho, o Seminário Horizontes 2030. A Igualdade no Centro do Desenvolvimento Sustentável: Desafios para os Países do Mercosul. Na ocasião, haverá a apresentação e posterior debate a respeito do mais recente documento regional publicado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal): Horizontes 2030. A Igualdade no Centro do Desenvolvimento Sustentável: Desafios para os Países do Mercosul. O documento será apresentado pelo secretário-executivo adjunto da Cepal, Antonio Prado, e será debatido pelo presidente da Enap, Francisco Gaetani. Entre os tópicos previstos estão o novo estilo de desenvolvimento, a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, o panorama regional e mundial e as coalizões e pactos para um novo estilo de desenvolvimento.

Apresentado originalmente na Cepal, em maio de 2016, o documento vem sendo discutido desde então em instituições de ensino e centros de pesquisa relevantes da região. As propostas do texto enfatizam a necessidade de impulsionar a mudança estrutural progressiva, apoiada em um grande impulso ambiental, que aumente a incorporação de conhecimentos na produção, garanta a inclusão social e combata os efeitos perversos da mudança climática. Baseia-se, também, na igualdade na esfera econômica e social, propondo mudanças nas estruturas produtivas da região.

O documento pretende fomentar a discussão sobre a necessidade de adoção de um novo estilo de desenvolvimento baseado na igualdade e na sustentabilidade, com o propósito de indicar os instrumentos, políticas e caminhos que se devem seguir para chegar aos objetivos da Cepal e pensar a região no marco da agenda para o desenvolvimento sustentável, visando alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável previstos para 2030.  O texto pode ser encontrado no repositório da Cepal em espanhol.

O seminário integra a programação da Especialização em Planejamento e Estratégias para o Desenvolvimento (EPED), realizada em parceria pela Enap e o Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI. A presente edição teve início em fevereiro de 2017 e conta com 40 alunos participantes.