Enap lança capacitação para chefes de gabinete e assessores de ministros
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lançou, nesta sexta-feira (07), capacitação para chefes de gabinete e assessores de ministros. A primeira fase da atividade inclui cinco encontros com chefes de gabinete e tem o objetivo de preparar os participantes para situações concretas dos cargos que ocupam. Na sequência, acontecerão cursos voltados para assessores de comunicação, assessores das área jurídica e internacional e auditores internos.
Na abertura do evento, o presidente da Enap, Francisco Gaetani, mencionou que a capacitação surgiu para atender à demanda do ministro do Planejamento de fortalecer as direções dos ministérios. “Esse fortalecimento passa pelos gabinetes, pelos cargos de assessoramento superior de níveis 4, 5 e 6 e pelas Subsecretarias de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOAs). Esta será a primeira rodada e, por isso, contamos com as contribuições de vocês”, frisou. E destacou: “os ministros precisam de vocês e o governo precisa dos ministros”.
Na ocasião, o chefe de gabinete do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Cleiton Araújo, falou sobre sua experiência no cargo e ressaltou a importância de momentos como este. “Nós, do planejamento, estamos com uma boa expectativa em relação ao curso. O nosso intuito é cobrir da forma mais ampla possível os temas relevantes. Nesse sentido, o envolvimento da Enap, com sua expertise, ajuda no estofo que a atividade demanda. Não há um manual a seguir, mas algumas características podem ser aprimoradas”, enfatizou.
Para o diretor de Educação Continuada da Enap, Paulo Marques, a participação e o feedback dos alunos para a adequação das atividades propostas são muito relevantes. “Esta é a primeira atividade que desenvolvemos no contexto da preparação de assessores de gabinete. Ficamos muito satisfeitos com a aceitação da proposta e a ideia é fazermos esse tipo de capacitação todo ano”, afirmou. E prosseguiu: “É com grande prazer que os recebemos hoje, pois sabemos de suas limitações de agenda. Gostaríamos de contar com o apoio de todos na sensibilização dos demais assessores que serão convidados a participar das próximas etapas”.
A atividade desta sexta-feira foi conduzida pelo gestor público, Miguel Ragone de Mattos, que facilitou a conversa sobre o tema: o chefe de gabinete e o ministro de Estado.
Os temas dos próximos encontros serão: o chefe de gabinete e a estrutura burocrática; comunicação estratégica e institucional; o chefe de gabinete e assuntos parlamentares; e a sensibilidade da informação. Conheça a programação completa.
Outras informações
Diretoria de Educação Continuada
Coordenação-Geral de Educação Executiva
Contatos: (61) 2020-3415 ou educacaoexecutiva@enap.gov.br