ANESP lança novo projeto: Comunicação 2.0

A Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) lança, nesta data, o projeto Comunicação 2.0, que tem por objetivo aprimorar os serviços digitais oferecidos pela Associação. O projeto tem previsão de conclusão em um ano e meio, mas já conta com dois grandes resultados detalhados a seguir. Outras entregas serão anunciadas ao longo do mandato da Diretoria incumbente.

Resultado 1: Página de Livros Recomendados

A página de Livros Recomendados é a grande inovação inicial deste projeto. Em destaque na capa do site (ao final), ela aproxima EPPGGs de literaturas premiadas e referendadas mundo afora. Organizada por temas, a biblioteca não só apresenta o livro como explica o motivo de ela constar ali.

Muitas das obras e autores são vencedores de prêmios e homenagens nacionais e internacionais, tais como: cadeira na Academia Brasileira de Letras, prêmio Nobel e medalha Pulitzer. Outras tantas são obras clássicas de editoras consagradas como a Penguin e a Oxford University Press. Além disso, o acervo é diverso e plural, apresentando sempre que possível obras com visões diferentes, e até mesmo opostas, sobre temas relevantes na literatura nacional e internacional.

Ressalta-se que as opiniões contidas nos livros listados não refletem, necessariamente, o posicionamento desta Associação. Para ver os critérios de seleção de livros clique aqui.

A listagem de livros pode ser filtrada por tópicos pertinentes aos integrantes da Carreira. Essa funcionalidade poderá ser útil para associados que precisam se ambientar intelectualmente a novas áreas de atuação, ao passarem por processo de mudança de local de exercício.

Um dos filtros é dedicado aos concursistas. Nele listamos livros que serviram, com sucesso, para que EPPGGs se preparassem para o concurso de acesso à Carreira. Ressaltamos, porém, que os livros indicados não necessariamente farão parte da bibliografia recomendada para eventuais futuros concursos.

A página de Livros Recomendados é mais do que uma vitrine de indicações. É possível clicar no livro desejado e ser direcionado para a página de compras de grandes lojas online, como a Amazon. O usuário pode ainda sugerir a inclusão de outras obras clicando no botão “Sugira um Livro” que consta no topo da referida página, pois trata-se de um iniciativa de construção aberta e coletiva. Associados são especialmente convidados a sugerir a inclusão de novos livros. O acervo, que tem atualmente com quase 200 livros, deve, portanto, ser expandido ainda mais no futuro.

PROPOSTA DE CAMPANHA ATENDIDA:

#13. Melhorar o apoio profissional e acadêmico ao associado no site ... (ii) criando uma área de livros ... recomendados para fins de aperfeiçoamento profissional e preparação para o concurso da Carreira.

▸ Veja todas as propostas

Resultado 2: Site Reorganizado e com Mais Apelo Visual 

Com base em estatísticas de acesso e avaliações qualitativas, reorganizamos as informações apresentadas pelo site dando prioridade às áreas de maior interesse dos visitantes. Por isso algumas seções deixaram de aparecer na página inicial e outras foram privilegiadas. Esse novo layout torna a navegação em nosso site mais amigável, buscando aumentar o tempo de permanência e o número de páginas acessadas.

Com as novidades já listadas, alteramos de forma sutil, porém notória, aspectos estéticos do site, das mídias sociais, do boletim informativo (ANESP Informa) e da comunicação visual da Associação. Tudo está padronizado com a utilização da logo em versão colorida.

PROPOSTA DE CAMPANHA ATENDIDA:

#16. Aprimorar ainda mais a imagem da Carreira.

▸ Veja todas as propostas

Equipe

O Projeto Comunicação 2.0 é uma realização interna da ANESP. Matheus Augusto, Diretor de Comunicação, capitaneia o projeto e conta com o apoio indispensável da equipe profissional da Associação. Os jornalistas Paulo Brunet, Coordenador Executivo, e Filipe Calmon, Assessor de Comunicação, são responsáveis pela gestão e produção de conteúdo do site, incluindo textos e elementos visuais. A colaboradora Gisele Prata apoia também a organização e inclusão de livros e outras publicações online.