Enap e Harvard lançam curso para executivos Liderança e Inovação em Contextos de Mudança

Imagem: ENAP

Imagem: ENAP

Clipping: ENAP

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em uma parceria inédita com a escola número um no ranking mundial de escolas de governo, Harvard Kennedy School (HKS), lança o curso Liderança e Inovação em Contextos de Mudança.

A ser realizado em Brasília, na sede da Enap, no período de 18 a 21 de agosto de 2016 – com carga horária total de 24 horas – o curso tem como público-alvo altos dirigentes da Administração Pública: secretários-executivos, secretários nacionais, diretores e assessores de ministérios e da Presidência da República, dirigentes de autarquias, fundações, agências, empresas públicas e de economia mista.

Serão oferecidas 45 vagas e utilizadas metodologias participativas apoiadas em estudos de caso e simulações – instrumentos que favorecem a reflexão e o incentivo à atuação proativa dos participantes no contexto do trabalho.

O processo de inscrição se dará em duas etapas. A primeira, de pré-inscrição, ocorrerá no período de 2 a 21 de março de 2016, por meio de cadastramento no link inscricao.enap.gov.br.  A segunda, de confirmação da inscrição, será de 2 de março a 15 de abril de 2016, mediante o envio do Termo de Execução Descentralizada (TED) pelo órgão, seguindo as orientações que serão encaminhadas para o e-mail do servidor que realizar a pré-inscrição.

O curso será conduzido pelo professor de Políticas Públicas e Gestão da Harvard Kennedy School, Dr. Jorrit de Jong, mestre em Administração Pública e em Filosofia e PhD em Política Pública e Gestão. Ele conduz o curso Creating Collaborative Solutions: Innovations in Governance – oferecido pela Harvard Kennedy School – que já incluiu diversos dirigentes brasileiros em suas turmas. O curso será ministrado em inglês, com tradução simultânea para português. A certificação será feita pela HKS.

Serão abordados diversos aspectos referentes às capacidades para o desenvolvimento e atuação de lideranças inovadoras no contexto das organizações públicas, com destaque para os seguintes tópicos:

  • gestão estratégica e criação de valor público;
  • importância e papel de lideranças adaptativas no setor público;
  • inovação como processo de enfrentamento de problemas e definição de soluções efetivas;
  • estratégias de comunicação, negociação e trabalho em parceria como atributos da liderança eficiente e elementos de uma gestão efetiva no enfrentamento de problemas emergentes.

Com essa oferta, a Enap e a Harvard Kennedy School consolidam parceria em prol do intercâmbio de conhecimentos e experiências, visando formar lideranças propositivas e inovadoras, capazes de lidar com o contexto de transformações e atuar de forma eficiente e efetiva na implementação e gestão das políticas públicas.

Acesse aqui para mais detalhes sobre o curso.