Ibram seleciona servidor para área de Comercialização de Produtos

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), seleciona profissional para integrar a equipe de Comercialização de Produtos no Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus (CCP/DDFEM).

O CCP/DDFEM tem como principais objetivos orientar e acompanhar a implantação de lojas nos museus do Ibram; definir uma linha de produtos básicos e orientar a concepção e fabricação de produtos; desenvolver uma linha de produtos próprios do Ibram para comercialização nas lojas dos museus da autarquia; prospectar parcerias, oportunidades e estratégias de comercialização de publicações e demais produtos do Instituto; propor e coordenar estratégias de desenvolvimento de produtos para a promoção dos museus brasileiros; e difundir o conhecimento sobre desenvolvimento de produtos para museus.

Atribuições da vaga:

- elaborar plano de gestão de lojas, logística e distribuição;
- colaborar na prospecção de parcerias para implantação das lojas nos museus Ibram e em estudos sobre a cadeia produtiva local;
- colaborar no desenvolvimento de projeto para comércio virtual;
- colaborar no desenvolvimento de produtos para comercialização pelo Ibram e seus museus;
- compilar e manter atualizada a legislação e os normativos referentes à área econômica e tributária que afetem a comercialização de produtos do Ibram e seus museus;
- conduzir processos e projetos de acordo com as metodologias propostas e em conformidade com a legislação e normativos do setor museal e das áreas de controle interno e externo;
- realizar relatórios gerenciais e analíticos para a divulgação de dados e resultados sobre a comercialização de produtos no âmbito do Ibram e seus museus;
- acompanhar e apoiar a execução de estudos e trabalhos contratados.

Perfil desejado:

- boa redação; capacidade de expressar ideias com coesão e coerência textual; facilidade na captação, análise e organização de informações; capacidade analítica; visão sistêmica; facilidade na operacionalização de sistemas de informática; saber trabalhar em equipe; boa capacidade de articulação;
- graduação ou pós-graduação em Publicidade, Marketing, Administração de Empresas, Design e Desenho Industrial (outras áreas de formação poderão ser consideradas de acordo com o perfil e experiência do candidato);
- servidor público efetivo pertencente à Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (preferencialmente, mas candidatos de outras carreiras também serão avaliados); atuação na área de marketing; gestão de varejo; criação, desenvolvimento e gestão de produtos; design.
- desejável conhecimento na legislação da Administração Pública Federal; operacionalização de Sistemas; Access; Excel; Word; Power Point; Programas Gráficos (Photoshop, Indesign, Illustrator).

Os interessados devem enviar currículo para ccp@museus.gov.br, com o assunto “Seleção de servidor”. O prazo é o próximo dia 9 de março. A seleção será por análise curricular e entrevista. As entrevistas serão realizadas até 24 de março.