Com possibilidade de bolsa, ENA (França) recebe inscrições para cursos internacionais

A École Nationale d'Aministration (ENA), da França, abriu o período de inscrições de candidatos a participar dos Ciclos Internacionais Especializados de Administração Pública (CISAP, em francês). Os cursos são direcionados aos altos funcionários da administração pública ou de organizações não governamentais que tenham interesse em se aperfeiçoar em temas relacionados à área.

Para facilitar o acesso, a Embaixada da França disponibilizou bolsas para brasileiros que forem aprovados no CISAP. O apoio é para o custeio de estadia e gastos com a formação na ENA. Não abrange a passagem, que deverá ser paga pelo estudante.

Para participar é preciso trabalhar em empresa pública ou similar, preferencialmente em cargo de chefia; possuir mestrado, diploma equivalente ou, ainda, exercer com bom aproveitamento atividades profissionais compatíveis com esse nível de especialização; ter pelo menos três anos de experiência profissional; falar francês (os cursos serão nesse idioma, com algumas disciplinas em inglês); e ser recomendado pela chefia do órgão em que trabalha.

A inscrição para o CISAP é online. Uma vez inscritos, os candidatos devem imprimir e preencher o dossiê, e enviá-lo ao Serviço de Cooperação e de Ação Cultural no Brasil, unidade vinculada à Embaixada. A data limite para envio das candidaturas é dois meses antes do início de cada curso.

CISAP - Informações e datas