Estão abertas as inscrições para curso internacional sobre políticas públicas

Foto: Filipe Calmon / ANESP

Clipping: Enap

Estão abertas a partir desta segunda-feira (3/10) as inscrições para a Summer School – Curso Internacional sobre Políticas Públicas. A atividade, a ser realizada no período de 28 de novembro a 2 de dezembro pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com a International Public Policy Association (IPPA) e a Universidade de Brasília (UnB), faz parte da programação acadêmica da Escola Ibero Americana de Administração Pública e Políticas (EIAPP), com o apoio da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso).

As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de outubro pelo endereço eletrônico http://inscricao.enap.gov.br. A Summer School tem como público-alvo servidores públicos brasileiros e de outros países da Ibero-América, além de alunos da pós-graduação no campo de políticas públicas.

Como não haverá tradução simultânea, será necessário que o aluno comprove a fluência em inglês para participação no curso, por meio da apresentação de certificado de conclusão de curso ou certificado de proficiência. Caso não seja possível a apresentação de certificado, durante o processo seletivo o candidato poderá ser chamado a realizar entrevista oral para comprovação de sua fluência na línga inglesa.

O curso tem por objetivo o aperfeiçoamento teórico e metodológico da análise de políticas públicas, buscando contribuir para o avanço do conhecimento sobre experiências e novas perspectivas colocadas pela realidade das relações entre Estado e sociedade.

A programação será composta por seminário de abertura, três cursos simultâneos de curta duração – com aulas e workshops – e mesa-redonda ao final. Os participantes deverão escolher um dos três cursos:

Curso 1 – Processo Político da Formulação de Políticas Públicas

Philippe Zittoun, professor da Universidade de Lyon, França, e secretário-geral do IPPA  

O curso propõe uma perspectiva original sobre a complexidade do processo de formulação de políticas e a compreensão de sua dimensão política. Serão inicialmente abordados diferentes autores e perspectivas pré-existentes no Campo da Política Pública, para posteriormente concentrar o foco no papel do conhecimento de políticas durante a prática do processo de produção de políticas (in action), permitindo esclarecer a importância da perspectiva do conflito, em três tipos de “jogos” (contextos específicos) de atuação dos atores políticos: o Jogo de Linguagens, o Jogo da Organização e a Guerra dos Tronos (Game of Thrones). Para isso, serão alternadas a apresentação de teorias e de exemplos empíricos. Os alunos serão levados a participar de algumas simulações que permitem analisar como os atores políticos intervêm nos processos de produção de políticas públicas.

Curso 2 – Desenho de Políticas Públicas

M Ramesh, professor da Universidade de Singapura e vice-presidente da IPPA

Serão abordadas as políticas públicas e seus processos, com o objetivo de construir as habilidades de conceituação de problemas das políticas públicas e elaborar estratégias para resolvê-los de forma abrangente. Ao final do curso, espera-se que os participantes estejam familiarizados com o conceito de desenho de políticas, compreendendo tanto as políticas públicas quanto os processos subjacentes; o processo pelo qual as políticas são normalmente elaboradas, implementadas e avaliadas; e tenham capacidade de desenhar e participar do processo de construção de políticas.

Curso 3 – Coordenação de Políticas

Guy Peters, professor da Universidade de Pittsburgh, Estados Unidos e presidente da IPPA

Considerando que as dificuldades para a coordenação de políticas públicas seja uma barreira importante para a administração e a produção de políticas mais eficazes, o curso se propõe a abordar a questão da coordenação de políticas de forma articulada com outros conceitos correlatos, como o de colaboração e de integração de políticas. Os tópicos de conteúdo do curso são: definições de coordenação e integração; a importância da coordenação; as principais barreiras existentes para sua realização; como melhorar a coordenação (mercados/redes/hierarquia); a reconceitualização da colaboração; como medir a coordenação; estudos de caso; e por fim, uma reflexão sobre a possibilidade do excesso de coordenação.

A IPPA reúne os principais especialistas em políticas públicas e governança do mundo e que atuam na fronteira do conhecimento. A instituição tem por objetivo desenvolver pesquisas no campo das políticas públicas e fomentar a criação de uma comunidade acadêmica mundial, dando acesso aos estudos, abordagens teóricas e metodológicas de ponta, considerando as perspectivas de diversos países.  

Confira a programação completa da Summer School – Curso Internacional sobre Políticas Públicas.