Enap reúne representantes das associações das carreiras transversais

Foto: ENAP

Foto: ENAP

Clipping: ENAP

A reorganização da oferta de cursos do Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras, com a indicação de trajetórias temáticas que buscam orientar o servidor para uma capacitação em campos estratégicos para o Estado brasileiro. Este foi o objetivo da reunião organizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) com os representantes das associações das carreiras transversais. O encontro aconteceu na sede da Escola, em Brasília, na última sexta-feira (31).

“A ideia do encontro é abrir o diálogo, apresentar as propostas de reformulação e ouvir as contribuições de vocês”, destacou Gleisson Rubin, presidente da Enap. Segundo ele, momentos como estes servem para estreitar os laços que proporcionam a construção de uma agenda de interesse em comum entre a Escola e as associações, uma vez que ambas servem aos integrantes da carreira, no seu espaço próprio de atuação.

A apresentação da proposta de reordenamento da oferta de cursos foi conduzida pela diretora de Formação Profissional da Enap, Maria Stela Reis. Na ocasião, ela afirmou que “a nova diretriz será a do tratamento igual para as carreiras”. Maria Stela informou ainda que a oferta de cursos será maior, com vagas proporcionais ao número de servidores de cada carreira.

Pela proposta, os cursos atuais serão organizados na forma de trajetórias formativas, com itinerários de formação e capacitação, de modo que o servidor possa ser direcionado para municiar-se de competências, conhecimentos e informações, para obter uma visão mais ampla e aprofundada de uma determinada área de atuação do Estado.

A reunião contou com a participação dos representantes da Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), da Associação Nacional da Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais (Andeps), da Associação Nacional dos Analistas e Especialistas em Infraestrutura (Aneinfra), da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e do Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon). O encontro teve ainda a presença de chefias e coordenadores da Escola.

Como encaminhamento final, os participantes acordaram de apresentar, no prazo de 30 dias, sugestões, reivindicações e desdobramentos sobre a abrangência, profundidade, especificidades e transversalidades da nova proposta de cursos. Após esse prazo, com as contribuições apontadas, será elaborado um modelo de oferta com característica multidisciplinar, a ser implementado em setembro deste ano e que atenda aos mais de seis mil servidores que compõem as seis carreiras.

Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras – Promovido pela Enap, o programa é formado por um conjunto de cursos de curta duração, que abordam temas de interesse da Administração Pública Federal, que contribuem para o desenvolvimento profissional contínuo dos servidores e de competências essenciais para a melhoria da gestão de políticas públicas no governo federal. O Programa fomenta, ainda, o intercâmbio de experiências e a integração entre os profissionais.

Até então, os cursos realizados servem como requisito para a promoção na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e como capacitações que complementam e atualizam a formação dos Analistas de Planejamento e Orçamento (APO), Analistas de Finanças e Controle (AFC), Analistas de Comércio Exterior (ACE), Analistas de Infraestrutura (AIE), Especialistas de Infraestrutura (EIE) e Analistas Técnicos de Políticas Sociais (ATPS).

Informações
Coordenação-Geral de Formação
Enap – sala 223
Email: formacaocarreiras@enap.gov.br 
Tel.: (61) 2020-3428 ou 3083