"Queremos mais brasileiros em Harvard”, diz diretor no Brasil da universidade americana

Harvard busca aumentar a participação de estudantes brasileiros em programas oferecidos pela Universidade. Foi essa a mensagem que o Diretor de Admissão da Harvard Kennedy School of Government, da Universidade Harvard, Matt Clemons, e o Diretor do Escritório de Harvard no Brasil, Jason Dyett, transmitiram durante a passagem por Brasília, que serviu para apresentar a renomada instituição de ensino norte-americana e abrir portas para brasileiros interessados em tornarem-se estudantes dela. Entre as atividades agendadas pelos norte-americanos estavam uma palestra na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e uma reunião com a ANESP. O Diretor de Comunicação, Matheus Azevedo, representou a Associação em ambos eventos. 

Na ENAP

Na primeira programação, organizada pelo Chefe de Assessoria de Cooperação Internacional da ENAP, Luiz Henrique D'Andrea, Matt Clemons expôs características sobre os quatro diferentes Mestrados oferecidos pela Harvard Kennedy School: Mestrado em Políticas Públicas (MPP), de dois anos para recém-graduados; Mestrado em Administração Pública, Desenvolvimento Internacional (MPA/ID), de dois anos, voltado para pessoas com fortes habilidades quantitativas; Mestrado em Administração Pública (MPA), de dois anos, voltado para indivíduos com estudos em nível de pós-graduação; Mestrado em Administração Pública (MC-MPA), de onze meses, para executivos em meio de carreira (mid-career executives).

Jason Dyett também explicou que a Universidade oferece, além dos cursos de longa duração, cursos executivos (executive courses) de curta duração, voltados ao aprimoramento de executivos em meio de carreira. No final da palestra, os participantes tiraram dúvidas, conversaram pessoalmente com os convidados norte-americanos e conheceram experiências de ex-alunos de Harvard, que fizeram a gentileza de estarem presentes. Um dos ex-alunos é o EPPGG e associado da ANESP Sílvio Holanda, da 4ª Turma.

Com a ANESP

Buscando ampliar as oportunidades de capacitação em instituições reconhecidas como formadoras de grandes líderes, o Diretor Matheus Azevedo apresentou aos representantes de Harvard a Associação e a carreira, ressaltando a natureza estratégica desta dentro do Estado brasileiro. O dirigente relatou o desejo da ANESP de viabilizar capacitação do mais alto nível para seus associados por meio de parcerias positivas para ambas as partes (carreira de EPPGG e Universidade). Para exemplificar, Matheus esclareceu que ANESP e Universidade Columbia têm realizado um trabalhado conjunto junto ao Ministério do Planejamento para possibilitar mais vagas de afastamento para capacitação, bem como bolsas de estudos para servidores públicos. Também destacou o apoio dado pela ANESP ao estreitamento de relações entre Columbia e a ENAP, com o intuito de enriquecer cada vez mais a Escola com novas ideias, intercâmbios, palestras e cursos de professores estrangeiros. Ao final de sua fala, o Diretor sugeriu que a ANESP poderia trabalhar de maneira similar com Harvard. 

Os representantes de Harvard, demonstraram interesse na proposta. Matt Clemons destacou o fato de já ter trabalhado na Universidade Columbia, equanto Jason Dyett, que mora no Brasil há 15 anos, afirmou que há um interesse claro e recíproco do Estado brasileiro e de Harvard em capacitar os responsáveis pelas políticas públicas do país. "Do nosso ponto de vista, nosso objetivo é ter uma presença mais forte do Brasil em Harvard e de ter um impacto de Harvard no Brasil junto com o Brasil. Queremos mais brasileiros em Harvard”, assegurou Dyett.

Jason agradeceu o apoio da ANESP e se mostrou empolgado com as possibilidades abertas pelo encontro: "Senti que tem um interesse mútuo em continuar a explorar possibilidades de o Brasil se beneficiar de conhecimentos que existe em Harvard e vice-versa. Harvard não estaria aqui com o Diretor de Admissão da Kennedy School se não tivesse interesse no Brasil. E não estaríamos sendo tão bem recebidos por vocês da ANESP se não houvesse também interesse. Acho que é um ponto de partida. Estamos interessados no longo prazo. Há próximos passos. Hoje eu pego um avião, mas eu volto para o Brasil. Eu moro em São Paulo e estou à disposição. Sabendo que vocês estão aqui, temos espaços para progredir”, avaliou.

Mais Informações

Mais informações sobre programas e cursos na área de governo em Harvard podem ser encontradas no site da Harvard Kennedy School (HKS) e no Blog de Admissão da HKS. Dúvidas específicas sobre mestrados na HKS podem ser encaminhadas para o e-mail de Matt Clemons admissions@hks.harvard.edu. Caso seja associado e queira o apoio da ANESP em aplicar para Harvard ou Columbia, entre em contato conosco enviando e-mail para: coordenacaoexecutiva@anesp.org.br.